Storytelling: uma tática perfeita para encantar clientes

De uns tempos para cá, a palavra storytelling passou a ficar muito mais conhecida, principalmente para quem lida com o marketing digital. Não que ela já não existisse antes: na verdade, ela está em todo lugar.

Desde os comerciais de margarina até os filmes de maior bilheteria do ano usam o storytelling. Dessa forma, acabam por dar significado e importância para aquilo que pretendem mostrar.

Porém, poucas pessoas sabem o que significa a palavra, de forma literal. Bem como no que ela pode efetivamente ajudar a divulgar algum produto ou serviço.

Neste artigo vamos mostrar a você a importância do storytelling e como ele pode mudar a forma com a qual você se relaciona com seus consumidores.

Essa técnica é tão importante quanto qualquer outra que você conheça. Dessa forma, é preciso que você preste bastante atenção para colocar em prática, o quanto antes, os conhecimentos que adquiriu aqui.

Acredite: o storytelling veio para ficar. É o que mais se utiliza no marketing digital hoje em dia - e quem não se adaptar a ele vai perder muito.

O que é storytelling

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Em inglês, “storytelling” quer dizer “contar uma história”. É a arte de contar uma história com começo, meio e fim.

Os filmes usam isso desde o começo do cinema; os livros, há mais tempo ainda. Todo o conceito de contar uma história envolvente e sedutora, que prende a atenção de quem é atingido por ela, foi absorvido pelo marketing há pouco tempo.

Desde então, as empresas têm focado menos em apresentar os produtos de qualquer jeito e mais em contar uma história que faça o engajamento com o consumidor.

As chances dessa pessoa comprar um produto ou serviço de alguém que tem um bom storytelling é muito maior. Consequentemente, o faturamento aumenta e também aumenta a taxa de fidelização.

A história que conseguir capturar a atenção do consumidor vai ser aquela que vai ter um bom número de vendas. Por exemplo, veja as histórias dos comerciais na TV. Perceba que aqueles que você mais se interessa são aqueles que tem uma historinha, resumida naqueles 30 segundos.

Dessa forma, em menos tempo a equipe de marketing conseguiu passar uma storytelling completa, cativando você e mais um monte de gente país afora. Evidentemente, as vendas desse produto com certeza terão alta, desde que a estratégia para atingir o público tenha sido bem pensada.

Uma storytelling bem feita pode fazer com que você aumente a sua exposição nas mídias e até mesmo possa viralizar na internet.

Este é o sonho de 10 entre 10 profissionais de marketing, já que o alcance viral é enorme - e, muitas vezes, gratuito. No fim das contas, o melhor efeito do storytelling em sua campanha de divulgação é te dar relevância.

A partir do momento em que você conseguir contar uma boa história através do seu marketing, você colherá os excelentes lucros dessa aposta.

A importância da narrativa

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Pare para pensar: imagine uma novela sem história. Um filme sem roteiro. Um comercial sem storytelling.🤔

Pois é, não tem como imaginar uma situação como essa. Isso porque a narrativa é tão importante quanto a forma com a qual você faz suas divulgações.

Inegavelmente, contar uma história boa e envolvente é mais importante do que uma limitação técnica, por exemplo. No que diz respeito a marketing, o storytelling sempre vem primeiro.

Com ele, você consegue capturar a atenção de alguém, mesmo que seja por poucos instantes e gravar a sua marca ou produto na cabeça dela. Consequentemente, ela se lembrará de você quando precisar daquilo que você oferta.

E por isso a narrativa é tão importante. Saber contar uma história é primordial para o sucesso de uma campanha de marketing. Veja os políticos, por exemplo: toda campanha em eleição é baseada em um storytelling definido.

Tem o candidato que quer combater a corrupção, o que tem origem simples e quer melhorar a vida do povo, e assim por diante. Se prestar atenção, todas essas campanhas foram definidas para contar uma história de superação, que enobreça os candidatos e faça com que eles ganhem importância e relevância.

A mesma coisa funciona para o seu negócio. Independente do tamanho de seu empreendimento, o importante é saber como abordar.

Procure pensar em uma história que foque nas dores do seu cliente, e como o seu produto ou serviço pode resolvê-las. Dessa forma, você conseguirá a atenção dele, pois ele vai se reconhecer na narrativa que você desenvolveu.

Por que você precisa do storytelling?

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Como você já deve ter percebido, até mesmo esse texto usa da estrutura do storytelling para prender a sua atenção. Usando exemplos populares e definindo um começo, meio e fim, qualquer peça publicitária pode ganhar um tratamento narrativo interessante.

Em tempos em que a comunicação em geral tem sido cada vez menos valorizada, com a frieza das máquinas e das redes digitais, você precisa se sobressair.

Se faz necessário que você amplie a presença de sua marca para fazer com que seus produtos fiquem mais conhecidos do público. Dessa forma, você terá um marketing constante e duradouro.

Para finalizar, vamos deixar aqui algumas dicas importantes para que você possa fazer o storytelling perfeito. Consequentemente você poderá criar uma história arrebatadora para a sua marca.

Dicas para aplicar o storytelling no seu produto ou serviço

Em primeiro lugar, você precisa saber qual é a mensagem que você quer transmitir.

Não há como fazer uma boa história sem ter um ponto de partida. O que você quer atingir junto ao público?

Com isso definido, você pode começar a criar um slogan. Resuma aquilo que você definiu como história em uma frase de impacto. A partir del você pode, também, começar a desmembrar a sua narrativa em começo, meio e fim.

Com esses passos, você consegue fazer uma história completa, vendedora e que encante qualquer pessoa que seja exposta a ela.

Seguindo fielmente esse esquema, você vai conseguir montar uma storytelling interessante e bem estruturada, pronta para alcançar o público que anseia por novidades encantadoras.

Procure mesclar o principal benefício do seu produto ou serviço dentro da história que você conta, seja em texto, em imagem ou em vídeo.

A sua missão é fazer com que a venda esteja embutida de uma forma que não seja TÃO PERCEPTÍVEL.

Afinal, as pessoas estarão muito mais encantadas com a identificação delas com a história do que com a venda explícita, que não é o mais adequado.

Sob o mesmo ponto de vista, quem conta uma história, antes de vender, encanta primeiro. E é isso que você precisa disseminar no seu público: o encantamento.

Vivemos em uma era de experiência, onde os consumidores estão cada vez mais exigentes…

Por isso, você precisa encontrar formas cada vez mais engajantes, criativas e diferentes de se divulgar no grande mercado online.

Dessa forma, experimente contar a história do seu produto, como ele já ajudou as pessoas e porquê que se o seu prospecto ficar sem ele o que ele vai perder…

Mas, procure contar isso de uma forma que encante…! Faça o teste e veja o poder que o STORYTELLING terá no seu negócio.

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Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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