8 Passos (Simples) para construir o seu Planejamento de Marketing Digital!

Para colocar o seu negócio em evidência no meio digital, você precisa traçar um Planejamento de Marketing digital.

Assim como toda ação em uma empresa há a necessidade de se ter um planejamento eficiente, com o Marketing Digital não seria diferente.

É comum novos clientes ao entrarem em contato com a Dose de Marketing afirmarem que já investiram em anúncio no facebook e instagram e mesmo assim, não obtiveram resultado.

E, na maioria das vezes, para não dizer todas. A causa do problema é bem básica. A falta de um planejamento.

 

Sabendo dessa deficiência de uma grande parte dos profissionais liberais. Elaboramos este artigo, a fim de ajudar você a construir um planejamento. Assim, metade do caminho ao sucesso já será percorrido.

Continue lendo e aprenda a construir o seu Planejamento de Marketing Digital.

Porquê é necessário traçar um plano de marketing digital?

planejamento-de-marketing-digital-1554x1007

A resposta é simples, nenhum negócio se solidifica no mercado sem saber onde quer chegar. Marketing digital é um investimento, mas também pode ser um prejuízo ou gasto desnecessário se não forem definidas metas e ações de planejamento estratégico.

Apesar de ser um momento bem desgastante, de muita reflexão, avaliação e estudo de mercado. Não deve, em hipótese nenhuma, ser colocado em segundo plano.

O ambiente digital é um mar rico em possibilidades, por isso você pode navegar em águas erradas se não tiver traçado a rota certa.

Antes de iniciar qualquer processo de divulgação você deve se perguntar o “porquê” de estar fazendo.

Saber o que fazer, quem alcançar, como deve ser feito,… é imprescindível para alcançar bons resultados.

E é importante ter claro em mente que um plano jamais deve ser interpretado como um manual engessado.

Pois, estamos falando de internet! Um ambiente que está em constante atualização e o seu planejamento precisa ir sendo ajustado ao longo do percurso.

Mas, e afinal. O que não pode faltar no seu planejamento?

Continue lendo!

O que não pode faltar no seu planejamento de marketing digital?

planejamento-de-marketing-digital-1260x664

1) Objetivos claros e metas bem definidas

Saiba onde você quer chegar! É importante definir objetivos claros. Pois é preciso saber o que você pretende com o ambiente digital.

Pergunte-se: O que eu pretendo com a internet?

A partir dessa pergunta, verifique qual norte você imaginou, e a partir daí trace os seus objetivos.planejamento-de-mkt-digital

Mas, e o que seria um objetivo claro?!

Vou citar dois exemplos para que você compreenda melhor como definir os seus objetivos.

Exemplo 1: “Quero ganhar autoridade na internet como nutricionista”.

Exemplo 2: “Quero ganhar autoridade na internet dentro do mercado da nutrição com enfoque na reeducação alimentar de crianças”.

Perceba que em ambas o objetivo é ganhar autoridade na internet, mas que no exemplo 2 existe um enfoque, o que facilitará todo o seu planejamento estratégico. Pois você conseguirá de forma mais fácil saber como fazer parar alcançar este objetivo.

Outro ponto importante é a definição de metas a serem alcançadas. É a partir delas que você analisará o seu desempenho em direção ao seu objetivo.

2) Pesquisa de mercado

Para  traçar um diferencial para a sua empresa, você precisa saber como os seus concorrentes se comportam no meio digital.

Pois sem entender o mercado e a concorrência, você não conhecerá o cenário ou contra quem irá competir.

Esse acompanhamento deve acontecer de forma constante, para avaliar as possíveis mudanças que vão acontecendo.

E é a partir desse acompanhamento que as estratégias vão sendo criadas. Agregando diferencial ao seu produto/serviço você alcançará um maior índice de possíveis clientes.

3) Conhecimento sobre o público alvo

Você precisa conhecer o público que deseja alcançar. Quem são essas pessoas?; Que idade elas possuem?; O que fazem?; Quanto ganham?; O que gostam de fazer? E etc.Vector flat customer service concept - icons and infographic design elements - client experience

Você irá traçar o perfil das pessoas que compram o seu produto/serviço.

É uma etapa árdua, porém traz resultados muito satisfatórios.

Por exemplo: Público alvo de uma nutricionista – Mulheres, de 25 a 45 anos, casadas, com renda média de 3 mil reais, que gostam de um estilo de vida saudável.

Para que haja um relacionamento eficaz com o seu público, você precisa defini-lo com precisão.

4) Persona bem definida

A persona surge a partir da construção do público alvo.

Persona nada mais é que uma representação semi-fictícia criado com o objetivo de definir em uma “pessoa” características específicas do seu público alvo.

Com a criação da persona, você poderá se relacionar melhor com essas pessoas, melhorando a linguagem, que tipo de conteúdo irá impactar essas pessoas, quais são as necessidades delas, os seus anseios…

Para construir o perfil da sua persona, temos um artigo aqui no blog te ensinando um passo-a-passo bem bacana: Como definir a sua Persona.

5) Canais Digitais que serão utilizadoscanais-digitais

A internet é um espaço amplo, você precisa definir em quais canais você deseja inserir o seu negócio. A ampla variedade não implica dizer que você deve estar e todos. Você só precisa estar naqueles que forem mais interessantes ao seu negócio.

Você precisa avaliar quais canais serão mais adequados para desenvolver as estratégias certas e produzir os resultados esperados.

No início você pode aderir a um número maior de canais, mas você precisa fazer um acompanhamento para verificar quais estão trazendo um maior retorno. Com isso, você tem a possibilidade de descartar aqueles que estão sendo irrelevantes.

6) Capacitação da equipe

É no momento do planejamento que são identificados os gargalos e percebidas as deficiências da equipe para desenvolver certas demandas.

Não hesite em buscar capacitação para a sua equipe. Existe uma gama de conteúdos gratuitos que podem tirar dúvidas corriqueiras que possam surgir.

Mas, é interessante ter profissionais que demandem de um conhecimento mínimo sobre marketing digital, senão o seu planejamento pode desandar, e dificilmente os seus objetivos serão alcançados.

7) Definição do tipo de conteúdo

Essa etapa é uma das mais importantes. Pois é através dos conteúdos que haverá comunicação com o seu público.planejamento-de-mkt-digital-845x632

O conteúdo deve vir de encontro não somente para divulgação do que você “vende”, mas um momento para gerar intimidade e posteriormente interesse.

Os conteúdos precisam ser criados dentro das características colhidas com a definição da persona. Os conteúdos ligaram você ao seu cliente!

Quanto maior for o auxílio com informações relevantes que sejam do interesse da sua persona, maiores as chances dela se tornar efetivamente o seu cliente.

8) Monitoramento

O monitoramento é uma etapa importante para avaliar o desempenho do trabalho que está sendo desenvolvido com a internet.

Com o Google Analytics é possível analisar o tráfego do seu site. Mas no caso das redes sociais existem ferramentas específicas disponíveis na internet de forma gratuita e paga. Uma ferramenta gratuita para monitorar o Facebook é o ShareGrab, vale a pena conferir.

E é a partir deste monitoramento que é realizado os possíveis ajustes. Lembre-se que o Planejamento de Marketing Digital é algo flexível e passível a mudanças dependo dos resultados.

Conclusão

Você deve ter percebido que elaborar um planejamento de marketing digital não é uma tarefa muito simples. Mas, imensamente importante.

São muitas etapas que devem ser levadas em consideração. Pois, é a partir delas que é construído o seu planejamento estratégico. E todas possuem sua relevância.

Tenha em mente que este é um documento, ele deve ser analisado sempre que preciso, e reformulado também mediante necessidade.

Saber o que fazer e como fazer é um passo para o sucesso. Não perca mais tempo, desenvolva o seu e esteja inserido no mercado digital de forma eficaz.

Gostou do artigo?!

Que tal agora receber um Guia sobre Marketing para Facebook?!

guia-marketing-facebook

 

Baixe agora gratuitamente, Clique aqui!

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *