Saiba o que é persona e o porquê você precisa criar uma para o seu negócio

Você sabe o que é persona?

Neste artigo, pensamos em esclarecer a você um assunto que é de imensa importância ao seu negócio, que é o relacionamento com o cliente.

E é justamente neste quesito que entra a importância do esclarecimento sobre o que é persona e qual a sua relevância dentro de qualquer negócio.

Aqui, trataremos sobre as seguintes questões:

  • O que é persona?;
  • Qual a sua real relevância da persona dentro de uma empresa;
  • E por fim, aprender a construir a persona do seu negócio.

Então, gostou do assunto e quer melhorar cada dia mais as estratégias do seu negócio?!

Continue lendo este artigo e vamos lá!!! 😉

O que é Persona?!

Persona nada mais é que uma representação semi-fictícia criado com o objetivo de definir em uma “pessoa” características específicas do seu Vector flat customer service concept - icons and infographic design elements - client experiencepúblico alvo.

Ou seja, é um agregado de informações sobre seus clientes ou clientes que você deseja alcançar, gerando uma pessoa ideal. Uma representação mais humanizada e mais personalizada do seu cliente ideal.

Ela é considerada semi-fictícia, pois é um personagem não real, porém com base em informações verdadeiras. Por isso, dizemos que é uma representação semi-fictícia.

Essas informações verdadeiras são :

  • Idade mais recorrente;
  • Classe social;
  • Perfil de formação;
  • Objetivos de vida;
  • Quais redes sociais mais gosta de interagir;
  • O que mais gosta de fazer nas redes sociais;
  • E etc.

Mas, você pode se perguntar, e qual é a diferença entre Persona e Público-Alvo?!

Simples, a persona é algo mais restritivo e extremamente objetiva. Já o público alvo acaba sendo muito abrangente.

Exemplo:

Se eu defino o público-alvo de uma empresa X ela pode ser:

  • Homens e Mulheres, de 20 à 40 anos de idade, graduados, que moram nas capitais brasileiras, com renda de R$1.000,00 à R$ 3.000,00. E que querem se capacitar cada vez mais dentro

Já, a persona teria mais ou menos esse formato:

  • Júlio César tem 27 anos, formado em publicidade e propaganda, adora blogs informativos sobre marketing digital e viagens, trabalha como freelancer. É solteiro e gosta de fazer no mínimo duas viagens anuais. Adora o facebook e o instagram, e acompanha personalidades da área do marketing e empreendedorismo.

Você conseguiu diferenciar os dois?!

A princípio pode gerar uma confusão, porém é sempre bom diferenciar os dois.

público alvo representa uma parcela abrangente de clientes que você vende seu serviço. E a persona, uma representação ideal do seu cliente de forma específica e detalhada.

Entendendo isto, você também poderá se questionar do porquê é necessário construir uma persona para a sua empresa, certo?!

Então, continue lendo e saiba o motivo 😉

Porque é preciso criar uma persona para a sua empresa?

A definição da persona se torna ideal para a sua empresa, pois é através dela que você irá se relacionar com o seu cliente de forma positiva e eficaz.

Pois, você entrará em contato com o cliente do jeito correto e terá muito mais chances de obter resultados positivos.

Pois, sabendo ao certo com quem estamos falando:

  • a escrita e o tom é de uma forma específica;
  • o conteúdo se torna mais direcionado;
  • podemos sanar as dores desses clientes;
  • conseguimos traçar bem as estratégias de marketing digital;
  • e saber o tempo certo e o conteúdo certo a ser encaminhado ao cliente.

Assim, você evita produzir conteúdo, por exemplo, sobre cavalo pois você sabe que seu cliente detesta cavalo.

Aí você pensa, como deve ser difícil construir uma persona com informações tão específicas.

Mas, logo abaixo você terá as informações necessárias para construir a persona ideal.

Aprenda como criar uma persona para sua empresa

Agora que você já entende o que é persona e quais as vantagens de possuir uma. Você precisa construir a sua.

Alguns passos antes da definição são necessários, como:

  1. Conheça o seu cliente recorrente;
  2. Produza questionários para colher o máximo de informações que precisar;
  3. Nortei-se sempre por informações verícas e nunca achismos.

Alguns questionamentos são base para te ajudar a construir a persona. Sendo eles:

  • Quais características físicas e psicológicas possuem o seu cliente em potencial?
  • O que essa pessoa costuma fazer na internet?
  • Qual o nível de escolaridade?
  • Quais são os principais objetivos e dificuldades enfrentadas?
  • Qual o tipo de assunto que mais chama atenção?

Por fim, você precisa compreender como é esse cliente potencial, e o que sua empresa pode oferecer a ele de forma que ele se interesse cada vez mais por seu serviço ou produto.

E nada melhor, construir sua persona com base em informações colhidas através de clientes já existentes.

Com isso, você possui informações reais para construir de forma eficaz a sua persona.

Crie sua persona agora!

Sabendo disto, preparamos

Para criar sua persona agora, você precisa definir:

  1. Nome da persona;
  2. Sexo;
  3. Idade;
  4. Ocupação;
  5. Estado civil;
  6. Local de Trabalho;
  7. Escolaridade;
  8. Quais os principais objetivos e problemas que sua persona possui;
  9. Que canais na internet ela mais consome?
  10. Como a sua empresa pode ajudá-la?;

Construa a sua persona com base nestas informações, assim, você poderá se comunicar melhor com seus clientes e conseguir também alcançar mais potenciais clientes.

Evite erros recorrentes!

Uma informação básica que queremos deixar claro aqui, é que uma empresa não necessariamente terá apenas uma persona.

Dependendo do tamanho da empresa, o produto ou serviço ofertado isso sim é que definirá o número de personas da sua empresa.

Mas não caia no erro de gerar milhares de personas, pois acarretá um prejuízo enorme nas suas estratégias de marketing digital.

E por fim, nunca coloque informações com base em achismos, lembre-se informações reais possibilitam um bom relacionamento com seus clientes e potenciais clientes. Acarretando na compra do seu serviço ou produto.

Quer saber como se relacionar bem com o seu cliente?

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