O que é CRO? Saiba como aumentar suas taxas de conversão!

Você sabe o que é CRO? Conheça esse importante conceito que pode lhe ajudar a aumentar os lucros do seu negócio!

Qualquer empresa que deseja ter uma marca digital forte e competitiva conhece e aplica ações de Marketing Digital. Uma das primeira e mais comuns ações a serem realizadas é a criação de um site, que pode ter funções diversas.

Para alguns, o objetivo do site é gerar leads, enquanto que para outros é fechar negócios ou realizar vendas. Quando o objetivo do site é alcançado, tem-se o que chamamos de marketing como conversão. Mas o trabalho não para quando o site começa a converter: é preciso buscar uma contínua melhoria do desempenho.

Há duas formas de fazer isso: aumentar o tráfego do site e/ou otimizar a taxa de conversão atual.

A partir daí, surge a importância de compreender o que é CRO e como esse conceito pode auxiliar o seu negócio a ter cada dia mais lucro e resultados!

Preparado? Vamos lá!

Taxa de Conversão

o-que---cro

Antes de entender o que é CRO, é importante que você tenha clareza sobre como ocorre uma conversão e o que significa a taxa de conversão.

Mas afinal, quando ocorre uma conversão em Marketing Digital?

Uma conversão ocorre sempre que um objetivo é alcançado no Marketing Digital.

Digamos que ao planejar sua estratégia de Marketing Digital, você tenha estabelecido que buscaria Leads por meio da disponibilização gratuita de um e-book de qualidade no seu site. Dessa forma, sempre que um visitante entrar no seu site e preencher um formulário com dados pessoais para baixar o e-book, você conseguiu converter um visitante em Lead.

A partir disso, o seu site precisa manter o Lead interessado no seu produto ou serviço, até que ele decida pela compra e se torne um cliente.

E o que é a taxa de conversão?

A taxa de conversão é extraída a partir de um cálculo de quantas pessoas são convertidas no seu site.

Assim, se o seu site tiver 5 mil acessos mensais e 50 conversões no mesmo período, a sua taxa de conversão será de 1%.

O que é a Otimização da Taxa de Conversão?

otimiza--o-das-taxas-de-convers-o

Agora que você já compreendeu o que é a taxa de conversão, ficou fácil entender o que é CRO.

CRO é uma sigla para Conversion Rate Optimization, que em português pode ser traduzido como Otimização da Taxa de Conversão.

Assim, o CRO nada mais é do que o esforço contínuo que deve ser feito a fim de aumentar a média da taxa de conversão. Afinal de contas, quanto maior a taxa de conversão, melhores os resultados do seu negócio!

Mas será que essa otimização é mesmo necessária?

Sim! Não importa qual o ramo do seu negócio ou o tamanho da sua empresa. Otimizar as taxas de conversão é uma ação importantíssima para o sucesso e aumento dos resultados financeiros do empreendimento.

Ao se realizar um trabalho com foco na otimização dessas taxas de conversão, você deixa de perder grandes oportunidades e permite que os times de vendas e marketing tomem ações mais efetivas e inteligentes.

Confira alguns dos benefícios do CRO:

Mais autoridade para a marca no mercado
Criar autoridade no mercado é essencial para conquistar um lugar de destaque no ambiente online. Quando a empresa educa os consumidores, mostra que domina aquele ramo, ela se diferencia dos concorrentes. O CRO contribui para que a marca seja ainda mais reconhecida e tenha ainda mais autoridade!

Aumento das vendas
Se o foco do seu site é a realização de vendas, então o CRO é importantíssimo! Afinal, quanto mais conversões, mais vendas! Muitas vezes é preciso apenas fazer pequenas alterações no site para que o visitante se sinta mais atraído pelo produto, como um pequeno texto ou a cor de um botão.

Ou seja, com os incentivos certos, a sua empresa pode gerar muito mais resultado sem um grande trabalho adicional.

Como aumentar as taxas de conversão? 4 dicas!

otimiza--o-convers-o

Depois dessas explicações mais teóricas, chegou a parte prática! Confira essas 4 dicas de como otimizar a taxa de conversão:

1 - Faça o teste com mais de uma versão de landing pages
Testar mais de uma versão de landing page é uma excelente abordagem, já que permite que você veja o resultado de uma mesma ação com diferentes variações.

Evite fazer o teste com uma versão seguida da outra para todo o público, já que isso pode gerar o sentimento de que a mudança é uma inconsistência e também porque os resultados podem ser influenciados por fatores externos.

2 – Crie um processo de qualificação de Leads
A conversão não é um processo rápido, ainda mais quando o objetivo for a venda de produtos ou serviços. Por esse motivo, é essencial buscar a qualificação de Leads! Pense bem nos formulários que recolhem os dados dos visitantes e trabalhe diversos CTAs no site e nos posts de blogs.

3 – Aumente o tráfego do site
Que os posts em blogs atraem muito mais visitantes para o seu site, ninguém duvida. Mas como você tem utilizado essa oportunidade para converter melhor os visitantes?

Esses posts são excelentes ferramentas de atração e podem ser usadas para oferecer algo a mais para os visitantes. Aplique boas estratégias de SEO para atrair um grande número de visitantes para o seu site e tenha também opções de Call to Action adequadas, que possuam relação com o tema do post e que façam sentido para o aumento da taxa de conversão.

4 – Utilize o remarketing para ajudá-lo a manter o interesse do visitante
O remarketing é uma excelente ferramenta que permite que um site se reconecte com um visitante, mesmo quando ele estiver em outra página. Com isso, ele é relembrado da oferta quando acessar uma rede social ou um outro site, o que aumenta as chances de que ele retorne ao site e seja convertido!

Todas essas dicas são muito práticas e podem ser aplicadas sem grandes dificuldades no seu site. Faça um bom planejamento e tenha paciência para testar e acompanhar os resultados!

Otimizar a taxa de conversão é uma das melhores formas de aproveitar o tráfego do seu site a fim de conquistar resultados cada vez maiores!

E aí, entendeu o que é CRO e como ele pode te ajudar a aumentar os resultados da sua empresa? Espero que essas dicas tenham sido úteis para você!

Aproveite e leia esse post que escrevi, no qual explico como o Google Analytics pode ser utilizado para medir as suas estratégias de Marketing Digital!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais