O Guia Completo do Marketing Digital para Médicos

 

Marketing digital para médicos. Já ouviu falar nesse importante recurso à disposição dos profissionais da medicina?

Nesse artigo vamos esclarecer:

  • A importância do investimento em marketing médico
  • Exemplos de outras profissões na área da saúde que já utilizam o marketing digital
  • Estratégias de marketing médico
  • Limitações do marketing médico
  • Ferramentas que podem potencializar o seu marketing digital
Guia do marketing digital para médicos

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é marketing digital?

A tecnologia e a internet conferiram um novo modo de vida em sociedade, alterando completamente a forma como nos comunicamos, fazemos negócios e adquirimos novos conhecimentos. A internet já faz parte do dia a dia das empresas e das pessoas, tornando difícil imaginar essa sociedade tecnológica e moderna sem acesso a ela.

Com tantas pessoas conectadas, a internet possibilita estratégias de marketing por empresas e profissionais liberais que antes eram inimagináveis. Hoje, é possível alcançar um grande público de forma objetiva, captando clientes de forma muito mais econômica. Assim, o marketing digital realizado com o uso da internet, apresenta-se como um aliado para quem quer conquistar mais clientes e aumentar seus negócios de forma efetiva. 

Porque é importante investir em marketing médico?

Agora que você já entendeu o que é o marketing digital, é essencial destacar a importância de investir em marketing médico.

Com tantas informações e propagandas aparecendo nas telas dos computadores, smartphones e tablets, a máxima de que “quem não é visto não é lembrado” ganha ainda mais força. O marketing convencional, viabilizado em placas, jornais e revistas, perdeu a força, pois as pessoas exigem cada dia mais modernidade. O bom e velho “boca a boca” é importante, e com um direcionamento adequado no ecossistema digital ele pode ter proporções ainda maiores.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que ele possibilita a segmentação das pessoas que irão ver os seus anúncios. Isso quer dizer que, se a sua clínica é de Curitiba, é possível direcionar os anúncios para pessoas dessa região. Se a sua especialidade é a cardiologia, é possível direcionar sua publicidade para pessoas que estejam procurando médicos que atendam nessa área.

Em síntese, há diversas vantagens com o marketing digital médico:

  • Conquistar novos pacientes;
  • Fidelizar os pacientes atuais;
  • Atingir um público determinado nas estratégias de marketing;
  • Posicionar-se como uma autoridade em determinada especialidade ou tipo de tratamento;
  • Economia de dinheiro com um marketing mais eficiente.

Com isso, os resultados em termos de marketing eficiente são imensos, gerando um retorno financeiro muito atrativo. 

Outros profissionais da área da saúde usam marketing digital?

Você já ouviu falar que é possível encontrar tudo na internet hoje em dia? Que tal aproveitar isso a seu favor?

Além de médicos, vários profissionais na área da saúde já estão utilizando o marketing digital para incrementar suas clínicas. Um exemplo muito evidente é o marketing nutricional. Os nutricionistas estão aproveitando um momento no qual a sociedade está muito preocupada com alimentação saudável e qualidade de vida ao explorar o nicho da nutrição funcional.

Essa área tem o objetivo de mostrar ao público os benefícios e importância de determinado tipo de alimento no organismo. Os sites ou redes sociais que focam nesse assunto tem garantido que os nutricionistas façam muitos atendimentos e ampliem suas clínicas. Ao captar o público que lê esses conteúdos, a estratégia mostra-se muito eficiente.

Os médicos podem aproveitar esse exemplo dos nutricionistas para ampliar sobremaneira sua presença na internet. Escrever textos informativos em sites podem trazer incontáveis benefícios, especialmente levando as pessoas a conhecerem o seu trabalho e lembrarem de você quando precisarem de alguma consulta.

Quais são as melhores estratégias de marketing médico?

O marketing digital engloba inúmeras possibilidades de estratégias. Entretanto, nem todas podem servir de maneira adequada no marketing médico. Dessa forma, elencamos 5 excelentes estratégias para o marketing médico. São elas:

  1. Marketing de Conteúdo:

Atualmente, o marketing de conteúdo é uma das melhores formas de atrair as pessoas e que gera um ótimo retorno sobre o investimento.

Produzindo um conteúdo completo e relevante, que atenda as demandas e expectativas do seu público-alvo, é possível captar a atenção das pessoas para o seu trabalho. Além disso, esse tipo de conteúdo gera simpatia e faz com que seja criada uma relação de confiança importantíssima entre o médico e o público.

  1. Site para Conversão:

Um site bem projetado, com uma interface amigável e receptiva, que esteja preparado para captar clientes, deve ser uma das prioridades quando se fala em marketing médico. Esse é um canal que inspira a confiança dos seus futuros pacientes e demonstra a seriedade do seu trabalho.

Evite ao máximo lançar plataformas que não funcionem bem ou que não tenham uma estética agradável, pois elas podem afastar o seu público.

  1. E-mail Marketing:

O e-mail marketing é uma estratégia utilizada há anos e continua sendo uma excelente forma de cultivar e manter o interesse daquelas pessoas que, em algum momento, manifestaram querer receber mais contatos e informações.

Dessa forma, é possível manter uma newsletter com informações que atenderão os interesses do seu público-alvo.

  1. Redes Sociais:

As redes sociais são grandes aliados no marketing digital. Como praticamente todas as pessoas que tem acesso à internet utilizam as redes sociais, esse é um canal excelente para avançar com marketing médico. As redes sociais acabaram se transformando no “boca a boca” digital, no qual as pessoas compartilham e curtem aquilo que gostam e recomendam, além de ser possível “marcar” os amigos em determinadas publicações.

Além disso, é possível aproveitar essas redes sociais como canais de comunicação, possibilitando, por exemplo, o agendamento de consultas pelo WhatsApp.

Isso tudo pode garantir ainda mais visibilidade, mas fique atento aos limites impostos à classe médica no que tange as práticas de publicidade, que veremos mais adiante.

  1. Identidade Visual:

A identidade visual já integra as estratégias de marketing a muito tempo, sendo algo bem tradicional e comum. Dessa forma, foque seus esforços para que a identidade visual seja moderna e cause uma identificação de fato com o seu escopo de trabalho. As pessoas devem olhar para a sua “marca” e vinculá-la ao seu trabalho.

Com essas dicas de estratégias aplicadas ao marketing digital, as chances de ter sucesso são muito grandes. Aproveite as vantagens da internet ao seu favor!

 Quais são as limitações do marketing médico?

A atividade do médico possui certas limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina. Entenda quais são as principais limitações:

  1. Uso de fotos de pacientes:

É proibida a utilização de imagens de pacientes em qualquer tipo de material publicitário ou promocional, ainda que o paciente tenha autorizado essa divulgação. O uso das fotografias é admitido tão somente na apresentação de trabalhos científicos, desde que com autorização prévia do paciente.

  1. Redes Sociais:

Os médicos podem se utilizar de fanpages para fins de marketing médico. Entretanto, são vedadas postagens sensacionalistas ou que levem o leitor a entender que os resultados dos tratamentos são garantidos.

Nesse mesmo sentido, ainda que seja possível que clínicas divulguem os equipamentos que possuem, não se pode fazer postagens dizendo que determinado equipamento é garantia de sucesso do tratamento.

  1. Especialidades

É possível fazer marketing acerca dos títulos de especialista, mas o anúncio deve se limitar a, no máximo, duas especialidades.

  1. Expressões vedadas

Algumas expressões não podem ser utilizadas em marketing médico. Essas são as expressões consideradas sensacionalistas, como “o melhor”, “o único capacitado”, “o melhor resultado garantido”.

É importante destacar que de forma alguma é vedada a publicidade médica, há apenas algumas restrições para esse profissional, assim como existem vedações para os advogados.

Para que você fique tranquilo no momento de proceder com o marketing médico, leia o Manual de Publicidade Médica elaborado pelo Conselho Federal de Medicina.

Quais são as ferramentas para potencializar o marketing digital?

Como você já deve ter compreendido, o marketing digital não se baseia apenas em técnicas de comunicação online, ele é muito mais amplo do que isso. O marketing digital é composto por estratégias que são trabalhadas com as diferentes funcionalidades da internet. Por esse motivo, há diversas ferramentas que podem lhe auxiliar a fazer um marketing médico eficiente, que gere relacionamento e que seja convertido em novos pacientes para sua clínica.

  1. WordPress:

O WordPress é uma das maiores plataformas de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), sendo responsável por cerca de 70% de todo o mercado desse sistema. A plataforma é utilizada por pequenas, médias e grandes empresas, sendo a mais indicada para você desenvolver um site.

Como já falamos, publicar conteúdos ricos e relevantes em sites é uma estratégia que auxilia as pessoas que buscam informações advindas de um profissional, e pode atrair um número considerável de pessoas ao seu site.

Além disso, o WordPress é uma plataforma muito fácil de usar e que dispõe de vários plugins que podem auxiliar a melhorar o texto e aumentar as chances de que o seu texto seja encontrado na internet (exemplo: Yoast SEO).

Recomendamos que você adquira um domínio e contrate um profissional para desenvolver o site para você, para torná-lo mais interessante e estruturado.

  1. Google Analytics:

Essa ferramenta gratuita do Google é excelente para que o dono do site saiba quantas pessoas estão acessando a página. A partir disso, é possível melhorar as estratégias e adaptar o conteúdo. Por exemplo: você escreveu 2 artigos, um sobre a importância da administração de remédios na terceira idade e outro sobre os vilões do colesterol. Ao perceber que um dos artigos teve muito mais acessos que o outro, você começa a identificar os assuntos “quentes”, que podem atrair ainda mais leitores para o site e, a partir daí, começa a direcionar o escopo das próximas postagens.

Com mais acessos ao site, as chances de captar novos pacientes aumentam.

  1. Canva

Essa é uma ferramenta web para design gráfico. Ela é muito simples de usar e tem diversos modelos pré-fabricados para as mídias sociais. Com ele, você pode desenvolver infográficos para incrementar seus textos ou até mesmo desenvolver um e-book para colocar de forma gratuita no seu site e atrair ainda mais leitores.

  1. Google Trends

O Google Trends é outra ferramenta gratuita do Google que permite que você saiba quais são as palavras que estão sendo mais buscadas no buscador. Isso possibilita que você possa escrever postagens de acordo com aquilo que está sendo a curiosidade das pessoas naquele momento.

Ou seja, se você ver no Google Trends que há muitas buscas por “febre amarela”, você pode escrever alguns textos sobre aquele assunto. Com isso, as chances do seu texto ser lido são maiores, principalmente se você publicar ele nas páginas das redes sociais.

 Qual a melhor ferramenta para potencializar o marketing digital?

Entretanto, a ferramenta mais efetiva de marketing digital é o Inbound Marketing. Nunca ouviu falar? Calma, nós vamos explicar!

O Inbound Marketing é formado por um conjunto de estratégias que objetivam atrair visitantes de forma voluntária para o seu site. Esse “novo marketing” visa manter um relacionamento progressivo com os potenciais pacientes da sua clínica.

Trata-se de uma metodologia que visa inicialmente em atrair as pessoas aos seus canais de marketing digital, como sites e redes sociais. Com o aumento do tráfego de pessoas, aproveita-se essa visita para conseguir criar o primeiro relacionamento com a pessoa, capturando um contato ao oferecer algo em troca, como um e-book por exemplo.

A partir desse momento, é iniciada a tarefa de transformar esse contato em relacionamento, que levará a pessoa a se tornar um futuro paciente. Para alcançar esse tipo de estratégia, utilize-se das demais ferramentas disponíveis, criando um site e perfis em redes sociais.

Não se esqueça que uma fase muito importante no marketing digital e para o Inbound Marketing é a análise dos dados. É preciso analisar os dados para saber se suas estratégias estão sendo eficientes. Isso quer dizer que é importante saber se há um aumento de pacientes, se as pessoas estão acessando o conteúdo que está sendo postado no site e assim por diante.

É muito importante que você, como médico, seja encontrado na internet. A presença na internet é fundamental para o sucesso em muitas profissões atualmente, especialmente para médicos.

Aproveite essas dicas para começar a desenvolver, hoje mesmo, as suas estratégias de marketing médico!

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