Descubra como turbinar os seus negócios com o Marketing Empresarial

O Marketing Empresarial vem conquistando cada dia mais espaço no mundo dos negócios, assim como o marketing em um sentido mais amplo. Este último evoluiu no seu modo de pensar e atuar, e soube se inserir de forma rápida e efetiva no ambiente digital, facilitado pelas ações de Marketing Digital.

Frente a essa evolução, é possível afirmar que o marketing atua hoje de forma muito mais eficiente e incisiva na jornada de compra do cliente, o que gera, por consequência, resultados expressivos para o negócio. Para uma estratégia de marketing contundente e de sucesso, é essencial que Marketing Empresarial e Marketing Digital caminhem lado a lado. Mas afinal de contas, você sabe o que é Marketing Empresarial?

Neste artigo vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é Marketing Empresarial;
  • Como elaborar estratégias com o Marketing Empresarial;
  • Erros que não podem ser cometidos ao usar o Marketing Empresarial; e
  • Como aumentar as vendas com o Marketing Empresarial.

Está preparado? Acompanhe esse conteúdo vital para o sucesso da sua estratégia de marketing:

O que é Marketing Empresarial?

o que é marketing empresarial

O Marketing Empresarial é um conjunto de todas as ações de marketing que são utilizadas diariamente para auxiliar no crescimento do negócio. Tais ações visam não só captar novos clientes, mas também atender as demandas dos clientes atuais e da sociedade. Outro público diretamente impactado pelas ações de Marketing Empresarial são os colaboradores da empresa, essenciais para a consecução das ações que levarão à conquista do seu objetivo principal.

Com a globalização e a mudança na interação entre consumidor e empresa, o Marketing Empresarial passa a ser cada vez mais importante. Dessa forma, é preciso que o planejamento empresarial leve em consideração o marketing e o seu papel fundamental como parte do negócio. Somente dessa forma que o Marketing Empresarial poderá atuar de forma positiva, trazendo resultados e garantindo a sustentabilidade do negócio.

Como elaborar estratégias com o Marketing Empresarial

Os 4 Ps da estratégia de marketing empresarial

Como o Marketing Empresarial deve ser considerado ainda na fase de planejamento empresarial, é necessário ressaltar aquilo que comumente é conhecido como os “4 Ps”, quais sejam: Produto, Preço, Praça e Promoção. Compreenda melhor o que são esses 4 Ps e como eles se relacionam a estratégia do negócio:

Produto

Esse primeiro “P” é autoexplicativo. Ele se relaciona com aquilo que o negócio se propõe a vender, seja um serviço ou um produto. Nesse aspecto, é vital que se firme a convicção de que o que está sendo colocado à venda não é somente um produto ou serviço, mas sim uma solução – uma forma de sanar um problema que a empresa se propõe a resolver.

O papel do Marketing Empresarial é transmitir essa ideia com clareza, destacando os diferenciais do produto e atuando no convencimento de que essa é a empresa que o cliente deve procurar quando ele pensar no produto/solução.

Preço

O segundo “P” também não é difícil de compreender. O preço é aquele valor monetário que a empresa define pela troca do seu produto ou serviço. Como ele é uma moeda de troca, deverá ser um valor justo, o que também leva à sustentabilidade do negócio.

Praça

De forma superficial, a Praça é o ponto comercial da empresa. Entretanto, quando se tenta compreende o conceito mais a fundo, significa muito mais do que isso: é a maneira pela qual o produto ou o serviço serão distribuídos.

A maioria das empresas, ainda mais na era da tecnologia e internet, não distribuem seus produtos somente pela via física. Assim sendo, há inúmeras maneiras pelas quais se pode estabelecer a estratégia de distribuição. Tal distribuição pode ser feita através de revendedores, catálogos, parceiros e, principalmente, pela internet.

Promoção

A Promoção é a divulgação do produto, explorando os canais pelos quais a empresa projetará o seu investimento para expor e demonstrar sua solução. Nesse aspecto, é essencial considerar:

  • Quais são os melhores canais de divulgação para que a empresa consiga encontrar o seu público-alvo;
  • Como irá investir nesses canais; e
  • Como será o processo de vendas através desses canais.

Entendeu o que são os famosos 4 Ps? Utilize-os para elaborar uma estratégia robusta que fará com que o seu negócio cresça e gere cada dia mais resultado. Entretanto, não deixe de atentar para os erros que não podem ser cometidos nesse processo, dos quais falaremos na sequência.

Erros que não podem ser cometidos ao usar o Marketing Empresarial

Erros cometidos marketing empresarial

O Marketing Empresarial pode fazer com que o seu negócio cresça e dê mais resultados. Entretanto, tenha cuidado com alguns erros comuns que não podem ser cometidos:

  • Não trate o Marketing Empresarial e o Marketing Digital como duas coisas separadas e divisíveis. Eles devem caminhar juntos e complementar um ao outro. Potencialize a capacidade da empresa de atingir um número cada vez maior de clientes com boas práticas de marketing, atuando do maior número de esferas possível e de forma direcionada.
  • Não se esqueça de que o Marketing Empresarial também visa a satisfação do público interno. Ainda que o propósito principal do Marketing Empresarial seja captação de novos clientes e manutenção dos já existentes, os colaboradores são uma parte essencial do negócio, já que são aqueles que garantem a sustentabilidade da empresa. Satisfaça as necessidades desse público também!
  • Não se esqueça da importância que deve ser dada ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente. Sua empresa tem um grande papel na economia da sua região, e você deve adotar medidas para que ela impacte a sociedade de forma positiva.

Essas são três dicas muito importantes, que vão lhe ajudar, ao fim e ao cabo, a aumentar as vendas com o Marketing Empresarial. No próximo ponto abordaremos outras formas de aumentar as vendas e lucratividade, com uma visão mais prática.

Como aumentar as vendas com o Marketing Empresarial

Como aumentar as vendas com o marketing empresarial

Agora que você já compreendeu o que é o Marketing Empresarial, como ele se alia à estratégia da empresa e os erros que devem ser evitados, que tal começar a utilizar essa ferramenta para aumentar as vendas e sua lucratividade?

A dica de ouro para aumentar suas vendas com o Marketing Empresarial é usar os 4 Ps como ferramenta para tornar a jornada de compra do cliente a melhor possível.

É nesse momento que você poderá tornar o Marketing Digital o seu aliado! A internet já faz parte do dia a dia das pessoas, e elas utilizam esse meio para buscar produtos e soluções para aquilo que necessitam. Isso faz com que empresas que tenham uma presença forte e interessante na internet se destaquem.

Por esse motivo, mostraremos algumas dicas de como você poderá aumentar as vendas utilizando-se do Marketing Empresarial e Digital:

  • Aproveite os benefícios das redes sociais

É inegável que atualmente parte da rotina das pessoas está presente nas redes sociais, não é mesmo? Se parte do dia a dia dos seus clientes e futuros clientes é dedicado às redes sociais, é vital que a sua empresa também marque presença nesse espaço! E a atuação do negócio deve ser tanto no sentido de atender demandas originadas por elas, quanto para explorar a divulgação da sua marca e soluções.

  • Aposte no valioso Marketing de Conteúdo

Hoje em dia, muito mais do que se dispor a vender um produto, as empresas precisam mostrar que são referência no seu nicho, que são especialistas naquilo que fazem. Para construir uma marca de referência, é essencial criar conteúdo que tenha a finalidade de informar e educar o seu mercado.

Essa estratégia é uma ótima opção para fortalecer a confiança na sua marca e torna-lo conhecido na sociedade em que atua. Esse conteúdo pode ser compartilhado com o público por um blog, vídeos, e-books, guias, ferramentas gratuitas… As possibilidades são enormes, e você deve aproveitá-las a seu favor.

  • Veja o e-mail como ferramenta de relacionamento

O uso do e-mail é muitas vezes considerado como uma ferramenta ruim, já que muitas pessoas os veem com maus olhos por conta da descarga diária de spam que recebem em suas caixas de e-mail. Entretanto, o e-mail pode ser uma grande ferramenta de relacionamento e uma vantagem competitiva enorme, se utilizado com inteligência.

Um e-mail interessante é aquele que, por exemplo, visa avisar os clientes ou futuros clientes sobre novos conteúdos que você divulgar no seu site. Se puder colher os interesses específicos de cada um, para direcionar o conteúdo de forma mais personalizada, melhor ainda!

  • O seu site é a vitrine do seu negócio

A internet é uma ferramenta incrível para turbinar o seu negócio, mas ela só terá uma atuação impactante se você souber usá-la. Na hora de desenvolver um website, torne-o o mais atrativo, interativo e intuitivo possível. Deixe-o com uma aparência moderna, pois se o mesmo não for agradável para navegar poderá dispersar o usuário que deixará o site após poucos minutos de uso.

Aproveite o seu site, a vitrine do seu negócio, o mais completo possível, com informações detalhadas e transparentes. Use-o para adotar as melhores práticas de Marketing Digital. Falando nisso, você já aproveita as vantagens que o Inbound Marketing pode gerar para sua empresa?

  • Entregue mais que produtos, entregue soluções

A última dica tem relação com um dos 4 Ps que falamos anteriormente, no item Produto. Você precisa incorporar já no desenvolvimento da estratégia do negócio que o que você oferece não são apenas produtos e serviços, mas as soluções mais adequadas do mercado para resolver os problemas dos seus clientes.

Esse mindset é essencial para aqueles empreendedores que querem turbinar os negócios e ver sua empresa crescer, já que esse tipo de posicionamento diferencia uma marca da outra. Seja diferente e mostre que sua empresa é referência!

Compreendeu o que é Marketing Empresarial? Esse conteúdo lhe ajudou? Compartilha conosco!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *