Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

Marketing digital para pequenas e médias empresas. Você chegou até esse artigo com o intuito de saber mais sobre esse assunto e como as ferramentas digitais podem alavancar o seu negócio por meio da internet, não é isso?!

Se sim, então você achou o artigo certo!

Aqui nós vamos lhe ajudar a potencializar a sua empresa dentro do mercado digital através das ferramentas e conhecimentos certos para o seu nicho de mercado.

Continue lendo este artigo para saber:

  • O que o marketing digital pode fazer pela minha empresa?
  • Como posso utilizar o marketing digital para conseguir mais clientes?
  • Como utilizar as redes sociais para minha empresa?
  • O que é “Inbound Marketing” e como utilizá-lo no meu negócio?

O QUE O MARKETING DIGITAL PODE FAZER PELA MINHA EMPRESA?

 

A internet é, inegavelmente, o mecanismo de comunicação social mais usado atualmente.

Segundo dados do IBGE, mais da metade da população brasileira está conectada à rede, o que equivale a um montante de mais de 100 milhões de pessoas conectadas só aqui no Brasil. O mais relevante disso tudo, é que o público não é apenas juvenil, segundo estudos recentes, todas as faixas etárias estão cada vez mais envolvidas no mundo virtual.

Quem não conhece uma criança com menos de 2 anos que saiba acessar a jogos e vídeos no seu tablet? E mais, quem não conhece pessoas com mais de 60 anos que estão conectadas todos os dias nas suas redes sociais? 🙂

Pois bem, este mundo envolvente produzido pela internet, conseguiu contemplar à todos, inclusive o público da sua empresa! E é nesse sentindo que queremos mostrar para você o quanto o marketing digital – que é uma estratégia adaptada ao novo mercado gerado pela internet – pode alavancar sua empresa, melhorando a interação com os clientes, e também propiciando uma captação de novos clientes mais linear e objetiva.

Com isso, os altos gastos com Marketing Tradicional (Revistas, jornais, outdoors, panfletos, e etc.) podem ser reduzidos drasticamente das despesas de sua empresa.

Já o investimento em Marketing Digital possibilita à sua empresa:

  • Custo benefício positivo;
  • Segmentação de público;
  • Captação de audiência;
  • Fidelização de público;
  • Mensuração;

E aí, percebeu o quanto o marketing digital pode ajudar a sua empresa a crescer positivamente? Pois bem, você compreendeu que aquele velho ditado “Quem não é visto não é lembrado” resume muito a necessidade de sua empresa envolver-se cada vez mais com o marketing digital.

Neste artigo, iremos apresentar à você 3 passos para que você crie uma estratégia de marketing digital eficaz. Primeiro, iremos lhe mostrar a utilização do marketing digital através de 5 elementos muito importantes; segundo, lhe mostraremos o poder das mídias sociais na apresentação e divulgação da sua empresa; terceiro, conheça o conceito de Inbound Marketing e aplique as estratégias à sua empresa. E aí, preparado? Continue lendo.

COMO POSSO UTILIZAR O MARKETING DIGITAL PRA CONSEGUIR CLIENTES?

Conversão em Vendas

Toda empresa, para dar certo e ser bem posicionada no seu nicho, deve inicialmente realizar uma pesquisa de mercado.

É preciso conhecer os seus possíveis clientes, saber de seus hábitos e desejos, saber do que buscam com o serviço, do valor que estão dispostas a pagar, o que os condiciona a um possível fechamento de serviço e/ou aquisição de produto, e por aí vai.

Essa importante técnica do marketing, trazida para o espaço digital lhe oportuniza a traçar estratégias cada vez mais precisas e direcionadas ao público “X” da sua empresa. Como por exemplo através de um anúncio criado na rede social Facebook, você direciona área de abrangência, idade, gênero, língua falada, escolaridade, e etc.

O que possibilita um afunilamento e direcionamento mais preciso e direto ao público específico! Ou seja, um investimento com marketing digital, em um anúncio dessa natureza lhe trará um retorno muito mais elevado que um investimento com um Outdoor, onde o poder de conversão poderá ser muito maior, pois podemos mensurar o alcance e ter a certeza de que o seu público específico foi impactado com o anúncio do serviço/produto.

Mas afinal, como sua empresa pode se utilizar do marketing digital para conseguir mais clientes? Você precisa compreender que para um funcionamento eficaz do marketing digital, cinco passos são extremamente importantes:

Monitoramento, atração, relacionamento, conversão e análise.

O monitoramento lhe auxilia a entender as mudanças no mercado, reconhecer o seu público e saber onde encontrá-los, identificar o que as pessoas estão falando do seu nicho e ter a possibilidade de interagir com elas em tempo real.

A atração acontece quando, ao identificar o público, são direcionadas ações de captação, onde você gerará conhecimento da sua empresa conquistando acessos nas suas mídias digitais. Isso acontece quando: se é produzido conteúdo de qualidade a fim de conquistar a atenção do seu público; construído uma identidade visual agradável; criando anúncios no Google direcionados aos potenciais clientes.

O relacionamento é construído ao longo dos dias, através de constância na produção de conteúdo, não apenas de atrativo comercial, mas de conteúdos relacionados a zona de interesse tanto para fidelização de clientes, como para alcance de clientes em potencial. Sabe aquele ditado comentado no início deste artigo (Quem não é visto não é lembrado!), pois bem, essa é a necessidade de ser visto com frequência, você será lembrado, e seu produto/serviço terá mais chances de ser “consumido”, pois você criou no público uma referência de autoridade no serviço.

A conversão não deve ser compreendida como a etapa mais importante, mas é nela que a conversão monetária acontece, e você, dono de um pequeno negócio, busca reverter interações em compras diretas. Pois bem, o marketing digital possibilita interação direta com o cliente através das mídias sociais, e possibilita conduzir o cliente a ação deseja de consumo.

A análise é a capacidade de verificar o ROI (Retorno de Investimento), saber o quanto que através do seu investimento em ações, conseguiu-se haver lucratividade e retorno à sua empresa, dando continuidade aos investimentos que geraram retorno positivo e abstendo-se do que foi negativo. Com o Marketing Digital você consegue avaliar os dados e mensurá-los a fim de traçar estratégias para gerar mais interações, e possivelmente mais clientes!

Sabendo dos cinco passos aplicáveis à sua empresa como atividade digital, saiba como as mídias sociais são importantes neste processo de inserção digital da sua empresa. Continue com a leitura!

COMO POSSO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA A MINHA EMPRESA?

Créditos: Fil Dunsky (be.net/dunsky)
Créditos: Fil Dunsky (be.net/dunsky)

Os dispositivos móveis são grandes aliados no marketing digital, pois as pessoas permanecem conectadas o tempo inteiro, recebendo informações das mais diversas possíveis, e sendo impactadas com as estratégias de atração e relacionamento das empresas.

O que falta para a sua empresa se inserir nessa zona de alcance? A resposta é simples, esteja onde o seu cliente está!

As redes sociais são uma excelente forma de alcançar e interagir com seu público. E as principais redes sociais são: Facebook, Youtube e Instagram. Lembrando que estas são algumas das principais, existem muitas outras. 🙂

Conheça agora algumas possibilidades do uso destas redes sociais e traremos algumas cases de sucesso, para que você empreendedor compreenda a dimensão deste espaço que pode gerar um aumento na sua lucratividade com base no marketing digital.

Facebook

Com o facebook você pode:

  • Criar uma fanpage para sua empresa;
  • Construir conteúdo atrativo e com isso gerar uma imagem da sua empresa perante o seu público;
  • Interagir diretamente e em tempo real;
  • Promover e divulgar;
  • Analisar.

Veja o quanto um pequeno negócio aumentou seu faturamento com investimentos no Facebook. Conheça o case do Brownie do Rapha.Brownie-do-rafa

Youtube

Com o Youtube sua empresa  pode:

  • Produzir vídeos com o fim de interagir e apresentar sua empresa;
  • Investir em anúncios com Youtube Adwords;
  • Investir em parcerias com Youtubers que produzem conteúdo para um público que podem ser seus clientes em potencial.

Grandes e pequenas empresas tem investido no envio de produtos para serem divulgados em vídeos de recebidos de youtubers. No case abaixo temos um produto enviado pela Loreal Brasil que foi visualizado por mais de 800 mil pessoas num canal direcionado para um público de possíveis consumidores do produto. Lembrando que este é apenas um mecanismo, se você quiser conhecer sobre investimentos diretos no próprio youtube clique aqui.

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Instagram

O instagram lhe possibilita:

  • Criar um posicionamento da marca;
  • Publicar fotos de serviços/produtos;
  • Organizar sorteios;
  • Interagir por intermédio de comentários e via direct;
  • Utilização de hastags para promoção de campanhas.

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Um excelente exemplo é o Instagram da empresa “FARM” que traz em seu perfil uma identificação de um estilo de vida jovem e bem carioca, não apenas exposição dos seus produtos, mas conteúdos de qualidade que chamarão atenção do seu público.

Agora que você já sabe da importância de estar na zona de alcance do seu cliente, através das redes sociais, que tal aprender sobre o Inbound Marketing e traçar as estratégias que sua empresa precisa?! Continue lendo.

O QUE É “INBOUND MARKETING” E COMO UTILIZÁ-LO NO MEU NEGÓCIO?

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O Inbound Marketing conseguiu atingir níveis mais elevados que o marketing tradicional. As estratégias de atração do Inbound Marketing trocaram o termo “custo” por investimento, pois cada investimento pode ser mensurado, sabendo da certeza que de fato pessoas foram impactadas e gerarão nelas uma relação de proximidade, a assimilação de uma empresa específica à um serviço específico.

Ou seja, o Inbound Marketing funciona como uma estratégia de atração a partir da produção de conteúdo qualitativo e relevante.

Quer aprender mais sobre Inbound Marketing? Baixe agora o nosso e-book gratuito de Inbound Marketing e trace estratégias reais para sua empresa.

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2 Comentários

  1. Lucilena Pimenta

    Achei muito interessante e esclarecedor . Pensei que no meu segmento o marketing seria anti ético, por causa do Cinselho de Ética da instituição, mas a matéria me fez ver o marketing de uma outra forma. Estou repensando conceitos. Obrigada

    Responder

    1. Oi, Lucilena. Alguns profissões como dentistas, advogados e outros que possuem conselho realmente precisam de um cuidado especial. Porém, é possível sim utilizar o Marketing Digital de forma correta e sadia para atrair mais clientes. Em breve vamos produzir um conteúdo especial para advogados. Um abraço. 🙂

      Responder

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