Marketing digital para Profissionais Liberais – Saiba como sair do anonimato construindo autoridade

 

Antes de iniciar este artigo, você compreende o que é ser um profissional liberal?

Nada mais é que um profissional que possui formação universitária ou técnica que tem liberdade para executar as suas atividades, podendo ser empregado ou trabalhar por conta própria.

E sobre o marketing digital, você compreende o que este conceito significa?!

Basicamente, o marketing digital é como o tradicional – com a diferença de que as suas estratégias já não são mais direcionadas para os comerciais televisivos, outdoors ou publicidades de uma página inteira no jornal.

O marketing digital é direcionado para a internet e, consequentemente, para as milhões de pessoas que a acessam todos os dias.

O marketing digital está em tudo!! Nos posts de blogs, nos sites das multinacionais ou das microempresas do seu bairro…

Além disso, suas estratégias também marcam presença naqueles anúncios que aparecem em sua timeline do Facebook, magicamente, divulgando aquele produto que você está pesquisando há dias no Google.

No marketing digital, uma estratégia está interligada à outra!

E entre os benefícios da implementação do marketing digital destacamos:

  • melhora a segmentação de público-alvo;
  • ótima relação custo x benefício;
  • construção de autoridade para o negócio;
  • melhora a audiência;
  • mensuração de resultados.

E é se utilizando destes benefícios oferecidos pela internet, traçando boas estratégias dentro do Marketing Digital, que os profissionais liberais dão uma guinada nos seus negócios.

Este artigo te ajudará a perceber:

  1. Quais profissionais que estão obtendo sucesso com o Marketing Digital?
  2. Quais ferramentas são extremamente úteis e eficazes dentro do Marketing Digital?
  3. E como a metodologia do Inbound Marketing te ajudará na construção da sua autoridade?

Profissionais liberais que estão obtendo sucesso com marketing digital

Entre os profissionais liberais que vem colhendo ótimos frutos graças à aposta em estratégias de marketing digital destacamos:profissionais-liberais-mkt-digital

  • Nutricionistas;
  • Fotógrafos;
  • Publicitários;
  • Designers;
  • Advogados;
  • Contadores;
  • Jornalistas;
  • Decoradores;
  • Organizadores de evento;
  • Fisioterapeutas;
  • Coach e muitos outros.

E o motivo você já deve imaginar!

Esses profissionais, encontraram na internet uma forma de divulgar os seus serviços para o seu próprio público alvo, ou seja, para indivíduos que realmente se interessam pelo trabalho deles.

Ficou interessado(a) e quer entender como isso é possível?!

Confira a seguir algumas ,dentre as principais, ferramentas de marketing digital que você pode utilizar no seu negócio.

Ferramentas de marketing digital para profissionais liberais

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Entre as ferramentas de marketing digital mais recomendadas para os profissionais liberais se destacam:

1. Redes sociais

Um relatório divulgado recentemente pela e-marketer concluiu que algo como 86% dos usuários de internet em todo o Brasil estão conectados às redes sociais.

Neste sentido, conquistar clientes neste meio pode ser mais fácil do que você imagina.

Entre as redes sociais mais recomendadas para os profissionais liberais estão: Facebook, Instagram (principalmente para as profissões em que as imagens se tornam fundamentais para a compreensão do serviço) e Youtube.

Se você é nutricionista, por exemplo, deve participar de grupos em que temáticas relacionadas ao seu trabalho são o principal alvo (como grupos de emagrecimento saudável, ganho de massa muscular magra, alimentação natural…).

2. Blogs

Já os blogs refletem na mais recomendada estratégia para a produção de conteúdo de qualidade.

Isso porque os blogs permitem a criação de relacionamento de qualidade com os seus leitores, já que eles passam a vê-lo como uma referência na oferta daquele determinado tipo de serviço.

E para que o blog se torne uma estratégia de marketing digital para profissionais liberais realmente eficientes, é fundamental atentar para alguns aspectos:

  • Uso correto da língua portuguesa;
  • Utilização de linguagem visual (como imagens e vídeos);
  • Uso de estatísticas;
  • Criação de textos qualidade fazendo bom uso de palavras-chave, para que os artigos fiquem melhor posicionados no Google.
3. Google Adwords

O Google Adwords também é uma ótima estratégia de marketing digital para profissionais liberais.

Ele aumenta as chances do profissional de ser visto – isso porque, com essa estratégia, ele estará no topo dos resultados de pesquisa no Google e de demais buscadores quando palavras-chave relacionadas ao seu serviço forem buscadas.

Confira abaixo como o Inbound Marketing pode dar uma guinada no seu negócio!

O que é Inbound Marketing?!

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O Inbound marketing se destaca como a mais eficiente ferramenta de marketing digital para profissionais liberais, atualmente.

Também conhecido como Marketing de atração, é basicamente, uma estratégia voltada para a produção e disseminação de conteúdo de qualidade, ou também chamado de conteúdo rico.

E é por através deste conteúdo que o profissional liberal conquistará o voto de confiança de seu público alvo.

Para a disseminação deste conteúdo, que deve ser educativo, exclusivo, interessante e de altíssima qualidade, o inbound marketing se apoia em quatro diferentes pilares: blogs, redes sociais, estratégias de SEO e e-mail marketing.

Isso ocorre uma vez que todos esses canais são ótimos no sentido de conquistar a atenção do indivíduo.

Se ele notar que aquele conteúdo é realmente novo e diferenciado, ele vai dar uma pausa no que está fazendo para conferi-lo.

E é sempre importante, que você se coloque no lugar deste potencial consumidor/cliente, assim você poderá avaliar se seu conteúdo é atrativo ou não.

Imagine que você quer emagrecer, mas não sabe nem por onde começar. De repente, se repara com um post com dicas para emagrecimento saudável desenvolvido por uma nutricionista. Certamente irá se interessar, não é mesmo?

E se você estiver à procura de algum advogado para lhe defender em uma causa, com certeza irá pausar o que está fazendo para conferir os posts de curiosidade daquela página de advocacia no Facebook.

Então, é nesse raciocínio que os potenciais clientes “buscam” suas referências na internet, através de uma imagem criada por você da autoridade que você passa ser para eles.

O inbound marketing é realmente eficaz?

A seguir, confira algumas estatísticas que podem lhe convencer de que o inbound marketing é realmente a melhor estratégia de marketing digital para profissionais liberais:

  1. O inbound marketing chega a custar até 62% menos do que quando em comparação as estratégias de outbound marketing;
  2. Profissionais liberais que utilizam os blogs para a divulgação de conteúdo relacionado aos seus serviços conseguem 97% mais links para seus sites;
  3. Atualmente, algo como 57% dos profissionais liberais conseguem clientes por meio dos blogs, enquanto 42% os adquirem com o auxílio das redes sociais;
  4. De acordo com quem já aposta nestas estratégias, um post por semana no blog já é o suficiente para a mensuração de ótimos resultados;
  5. Mais de 45% das pesquisas realizadas todos os dias na internet são para obter informações sobre serviços e produtos;
  6. De acordo com 72% dos profissionais liberais, as redes sociais são imprescindíveis no fechamento de negócios;
  7. O ROI (retorno sob investimento) de campanhas de inbound marketing são de, em média, acima de 100%.

Depois de ser apresentado as melhores estratégias de marketing digital para profissionais liberais, o que ainda está esperando para fazer parte desta tendência?

Aproveite o agora para construir sua autoridade dentro do seu mercado!

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