Como usar o Marketing Digital para Farmacêuticos?

O Marketing Digital se torna cada vez mais importante para o sucesso de empresas e profissionais liberais. Através dele, é possível impulsionar a venda dos seus produtos e serviços, fazendo com que um maior número de pessoas tenha acesso aos seus conteúdos. Com isso, é possível expandir o mercado atraindo cada vez mais clientes.

No entanto, infelizmente, essa é uma solução ainda pouco explorada entre os farmacêuticos.

O marketing digital para farmacêuticos pode ser uma ótima estratégia para captar novos clientes, dar visibilidade ao seu negócio e garantir o sucesso de seu empreendimento, já que necessita de um custo muito menor do que campanhas convencionais de publicidade. No entanto, é necessário ter responsabilidade na hora de fazer a propaganda da empresa, ainda mais no que diz respeito a esse importante ramo.

Como usar o Marketing Digital para Farmacêuticos?

marketing-farm-cias

Cadastro de clientes

O cadastro de clientes é uma ferramenta muito importante da qual, infelizmente, poucas farmácias fazem uso. Através do cadastro, você será capaz de manter contato com o seu cliente via WhatsApp ou e-mail, e assim fazer o marketing digital farmacêutico através do envio de promoções, dicas ou até artigos relacionados à saúde.

Sabemos que um grande empecilho é a falta de interesse dos consumidores em fornecer seus dados para receber essas informações. Para superar esse problema é importante, portanto, que seja oferecida uma contrapartida ao cliente. Por exemplo, ao se cadastrar, o comprador pode:

• receber um cartão fidelidade
• receber desconto na compra
• concorrer algum sorteio

Dessa forma, ele recebe alguma vantagem e as chances de se interessar no cadastro são ampliadas.

Tendo seus clientes cadastrados, é importante fazer o melhor uso possível dessa ferramenta para ampliar suas vendas. Com o contato do cliente, você pode, então, enviar informações e ações promocionais de tempos em tempos, para que ele sempre tenha acesso à essas informações.

WhatsApp como ferramenta

whatsapp-marketing-digital

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para marketing digital para farmacêuticos. Através dele, o profissional pode fazer contato interpessoal diretamente com o cliente, podendo enviar:

• vídeos
• promoções
• sorteios
• artigos
• dicas de bem-estar

No entanto, é preciso ser estratégico e não inconveniente. Não adianta enviar um volume grande de informações aos clientes e de forma constante, pois eles não vão se interessar e podem até se aborrecer.

Por isso, conheça sua persona e reúna os cadastrados em grupos que seguem parâmetros como idade e gênero, por exemplo. Dessa forma, você seleciona os conteúdos direcionados para o interesse de cada grupo, potencializando o interesse nos produtos e, consequentemente, na empresa.

Por fim, restrinja o envio a uma mensagem semanal, não mais que isso. O importante aqui não é o volume de informação, mas a qualidade e o direcionamento, afinal o cliente quer informações práticas, úteis e pontuais, e não spam via mensagem de WhatsApp, não é mesmo?!

Ah, não se esqueça de tirar proveito da nova ferramenta do WhatsApp voltada para empresas, o WhatsApp Bussiness. Ele disponibiliza uma série de ferramentas para facilitar a administração do marketing digital, como tags e estatísticas. Vale a pena conhecer!

Impulsionar postagens nas redes sociais

O uso das redes sociais é altamente indicado para o marketing digital para farmacêuticos. Você pode publicar os seus conteúdos no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Youtube, por exemplo. Não precisa ser em todas as redes, mas é interessante ter uma mesclagem de duas ou mais redes para poder atingir um número maior de potenciais consumidores.

O mais importante é destinar verba para impulsionar as suas postagens, dando maior alcance aos conteúdos produzidos. É preciso investir uma parte de sua verba nessa ferramenta, para alcançar um grupo maior de pessoas.

No entanto, muitos empreendedores acreditam que o importante é impulsionar o maior número possível de postagens, mas isso dilui a sua verba total destinada ao marketing digital em pequenos impulsos para cada post. Por isso, se concentre em produzir um número menor de posts para que eles recebam uma maior quantidade de verba, logo de impulso.

No marketing digital o alcance é tudo, e é muito importante ter volume de acessos para potencializar as suas vendas, por isso é importante não diluir a verba, mas sim concentra-la, ter foco. Confira aqui o nosso guia completo sobre como impulsionar publicações no Facebook.

Precauções com o Marketing Digital para farmacêuticos

marketing-digital-para-farmaceuticos

As empresas farmacêuticas investem cada vez mais em Marketing Digital, gerando cada vez mais lucros. No entanto, é preciso que este ramo seja usado com responsabilidade, uma vez que empresas farmacêuticas lidam diretamente com a saúde de seus clientes. Um remédio, ou até uma vitamina mal administrada, pode acarretar em inúmeros problemas de saúde, comprometendo a vida do consumidor e, inclusive, a reputação do farmacêutico que o indicou.

Por isso, tenha sempre em mente que é preciso inserir informações importantes ao fazer marketing digital, tais como:

• efeitos colaterais
• indicadores verdadeiros relacionados ao produto
• indicações para que um especialista da área de saúde seja consultado antes de consumir o produto, em alguns casos.

Produzir conteúdo a partir da visão de especialistas também é importante para garantir a confiabilidade em seu trabalho. Além disso, não se esqueça de sempre cumprir as regras da ANVISA sobre marketing digital para farmacêuticos, já que existem produtos que são proibidos de serem publicizados.

Com isso, você impulsiona suas vendas ao mesmo tempo que constrói uma relação de confiança com seus clientes, o que é essencial para ampliar os negócios!

Percebeu como o Marketing Digital pode te ajudar?

dicas-de-marketing-para-farmaceuticos

Nesse post, mostramos as questões mais relevantes para o marketing digital para farmacêuticos. Conhecer essas ferramentas e fazer bom uso delas irá impulsionar o seu empreendimento, garantir confiança de seus clientes e atrair outros novos.

Mas, não se esqueça: é importante também ter uma boa apresentação e linguagem visual dos seus perfis. Insira informações práticas e relevantes, e não textos muito longos. Garanta a facilidade do entendimento do produto e também a facilidade do cliente em encontrar as informações que lhe serão úteis. Organização é tudo!

Além disso, uma boa identidade visual é peça chave para atrair a atenção dos novos consumidores.

E aí, o que achou das nossas dicas de Marketing Digital para Farmacêuticos? Aproveite esse momento de aprendizagem e confira nossas dicas de como conseguir mais seguidores no Instagram!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais