Marketing Digital para Engenheiros Civis: qual a melhor estratégia?

Atualmente há diversas maneiras de expandir a rede de clientes que a sua empresa possui (seja ela de pequeno, médio ou grande porte), basta escolher corretamente.

Por meio do uso do Marketing Digital, é possível conseguir não apenas mais visualizações em seus produtos e nos serviços que sua empresa oferece, mas quando utilizada corretamente, essa ferramenta pode te garantir clientes fiéis e consumidores felizes em utilizar e compartilhar o que a sua instituição tem a oferecer.

Para chegar a esse ponto (fidelização e satisfação dos clientes), é necessário recorrer a planejamento e estratégias que requerem tempo e continuidade de processos, o que será explicado mais adiante.

A importância do marketing digital para engenheiros civis

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Quem possui uma empresa, não importa o porte que ela tenha, sabe que existem muitas mudanças no mercado e que, principalmente no mundo atual, não estar inserido nas novas tecnologias que ele apresenta significa estar praticamente fora da concorrência.

Isso acontece em todos os setores de negócios!

No caso de empresas que trabalham com engenharia civil, no ramo das construções, não é diferente.

Se você ainda não consegue entender como utilizar as ferramentas tecnológicas atuais para aumentar seu lucro, saiba que assim como em qualquer outro ramo, o marketing digital para engenheiros civis possui muito potencial a ser explorado.

Então confira abaixo as melhores estratégias que a sua empresa de Engenharia Civil pode adotar para saber extrair ao máximo o que essas ferramentas digitais podem oferecer!

Estratégias de ação: Marketing Digital para Engenheiros Civis

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Ação 1: Antes de tudo, realize planejamentos e estratégias

Primeiramente, o empresário deve sondar como está a sua empresa. Existem pessoas ou grupos capacitados, que estejam dentro da organização e que estejam aptos a implantar essas tecnologias, como um grupo de marketing e publicidade?

Caso não exista, tudo bem, mas está na hora de pensar nisso.

Enquanto você estuda sobre essa possibilidade e procura se inserir nesse meio, busque profissionais que atuem na área.

Você também pode contar com a contratação de freelancers, seja para iniciar essa inserção no mercado digital ou também para reforçar suas ações na internet.

Além disso, nessa fase você também deverá escolher a melhor forma de revelar esse conteúdo aos seus clientes. Separamos apenas algumas das ferramentas mais populares utilizadas:

• Blog
• Facebook
Instagram
• Twitter
• Linkedin
• E-mail Marketing
• Canal no YouTube

Ação 2: Escolha com sabedoria

Assim como você pode escolher ainda na etapa de planejamento e estratégias como vai mostrar esse conteúdo gerado por freelancers ou por uma equipe de marketing, aqui você tem que pensar que esse trabalho se trata de um processo contínuo.

Não adianta criar uma página no Facebook, colocar algumas postagens, parar de editá-las e esperar muitos “likes”.

Isso não vale só para a plataforma do Facebook, mas para todas as ferramentas reveladas anteriormente. Elas requerem investimento e continuidade de investimento.

O mercado se renova, a sua empresa também. Esteja atento às novidades que aparecem e mostre o quanto está preocupado em alcançar o seu cliente.

Ação 3: Personalize o seu conteúdo

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Sua empresa de Engenharia Civil deve possuir um público alvo, uma persona bem definida. Não busque agradar todos os tipos de público, busque satisfazer as necessidades daqueles que possuem perfil de clientes da sua empresa.

Pesquise sobre o tipo de persona que você quer alcançar e personalize o conteúdo para ela.

• Invista em ferramentas que permitam, no seu e-mail marketing, por exemplo, escrever o nome da pessoa cadastrada no e-mail marketing na saudação inicial (isso mostra proximidade com o futuro cliente!).
• Realize pesquisas sobre quais são as ansiedades e preocupações que seu público possui e busque oferecer a solução dos problemas deles.
• O seu público alvo pode estar bastante engajado com o meio ambiente. Mostre para eles que a sua empresa também está! Realize ações que promovam essa preocupação dentro da sua organização.

Ação 4: Seja transparente e coerente

Você também é cliente de algo, não é? Quando você busca informações sobre algum serviço ou empresa, normalmente busca saber a reputação da mesma por meio de comentários de seus amigos, comentários no Facebook, Instagram, Google...

Quando a fachada da loja é bonita, mas o atendimento é péssimo, as pessoas falam disso. Não adianta montar um site bonito ou um blog com estilo se você não reflete essas ações dentro de sua empresa e na forma como trata seus clientes.

Ação 5: Diversifique conteúdo

Existem níveis de atração de consumidores, como um funil, que possui o topo, o meio e o final, mais estreito. Assim deverá ser a sua interação com os clientes também.
Não busque fisga-lo logo de início convocando-o a comprar seus produtos ou utilizar seus serviços. Comece pelo mais básico:

“Como detectar problemas e vícios na construção?”
“Quais tipos de fundação um edifício pode ter?”
“Qual o melhor tipo de telhado: telhado uma água ou telhado duas águas?”

Responda aos seus anseios mais simples e assim vá conquistando a sua clientela.

Existe muito conteúdo para ser utilizado nesse topo de funil, basta ser criativo e inteligente. Vale até mesmo escrever um eBook sobre conteúdos mais longos!

Além disso, se você ainda não possui construções em andamento ou concluídas essa é uma boa forma de ir gerando conteúdo. Mas se você possuir, melhor ainda! Assim poderá expor os seus projetos em andamento, revelar a pontualidade na entrega de seus trabalhos, entre outros.

Ação 6: Seja humano

Não se vanglorie, mesmo que você tenha motivos. Os clientes gostam de saber que você é gente como eles.

Revele ao público informações sobre os membros da sua equipe, por exemplo. Pessoas gostam de ver outras pessoas! Sua equipe de engenheiros, operários, maquinaria e até os fundadores da empresa.

Claro que, quanto mais felizes eles estiverem, melhor será. Assim, contribua para isso e dê condições adequadas de trabalho à sua equipe, pois ela se converterá em uma grande fonte de marketing para a sua empresa!

Ação 7: Cuidado com as parcerias

Basta um deslize para que a reputação de uma organização, no mundo digital, desmorone. Assim, escolha com cuidado com que empresas a sua vai estar relacionada!

Pratique estas estratégias e entenda que esse processo é multilinear, ou seja, você precisará consertar e criticar suas próprias metodologias, ir e voltar várias vezes, até encontrar a melhor forma de lidar com o Marketing Digital.

Sucesso nos seus negócios!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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