O Guia Completo de Marketing Digital para Arquitetos: 5 dicas infalíveis

Você conhece as estratégias de Marketing Digital para Arquitetos?

Você, que é profissional ou futuro profissional da área de arquitetura, já deve ter percebido o crescimento de perfis profissionais e de escritórios em redes sociais como Instagram, Facebook e Pinterest, certo?! Isto se dá por serem redes sociais onde a parte gráfica se destaca facilmente e, sabemos, imagens de boa qualidade são o carro-chefe dos arquitetos.

Mas como divulgar essas imagens? O que fazer para que seu trabalho seja visto e reconhecido por várias pessoas e, com isto, atrair possíveis clientes?

É para isso que serve o marketing digital para arquitetos. Através deste artigo, vamos apresentar as ferramentas de marketing e as diversas maneiras de inovar seu conteúdo e a forma como ele é entregue aos seus visitantes.

Como o Marketing foi impactado pela era digital?

A verdade é que o marketing se reinventou com o passar das décadas.

Antigamente, todo o processo de divulgação era mais difícil, mais caro e mais lento. Com a internet e a globalização, o acesso à informação foi facilitado, e as pessoas pesquisam muito mais antes de comprar qualquer coisa.

Levando isso em consideração, fica clara a importância de uma boa estratégia de marketing digital que faça com que seu produto se torne uma escolha consciente do consumidor através de pesquisas e avaliações de usuários.

Acompanhe as dicas e aprimore a estratégia de marketing digital do seu negócio!

Marketing Digital para Arquitetos: 5 dicas infalíveis!

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Dica #1: Pesquisa e planejamento

Apenas “existir” na internet não é o suficiente para criar e manter o nome da sua empresa competitivo. Antes de tudo, é importante pesquisar e analisar a situação atual do mercado, e perceber como sua empresa está se comportando dentro deste cenário.

Perguntas como...

• Qual o seu objetivo para com sua empresa?
• O que você quer alcançar através do marketing digital?
• Você está ativo nas redes sociais, ou apenas existindo?
• Qual o seu público-alvo?
• Você está nas mesmas redes sociais que o seu público?
• Você está produzindo conteúdo interessante e autoral que atrai e informa seu público?

... são algumas das questões que precisam ser levadas em conta antes de investir em veículos de mídias digitais. As diretrizes de marketing digital para arquitetos servem para nos auxiliar no planejamento de nossas ações futuras.

Afinal, se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.

Dica #2: Crie sua persona

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Prática comum nas faculdades de arquitetura, grande parte dos profissionais da área compreendem a importância de conhecer sua persona (mesmo que fictícia), antes de iniciar o processo de criação de um projeto. O mesmo serve para as estratégias de marketing digital para arquitetos!

Crie um cliente ideal, que tenha nome, idade, profissão, características físicas e psicológicas, hobbies, sonhos, crenças. Ou seja, um cliente com uma personalidade própria e definida. A partir deste perfil, será mais fácil produzir conteúdos específicos que atendam às necessidades desta persona.

Direcionar sua estratégia de marketing para um perfil específico faz com que você consiga se comunicar de maneira mais adequada e compreender melhor as necessidades do seu público-alvo.

Dica #3: Forneça conteúdo personalizado e esteja sempre presente

Este é a dica que você vai utilizar para conquistar seu cliente de vez. Conteúdo de qualidade e interessante atrai as pessoas e faz com que elas fiquem atentas ao que vem a seguir. É o chamado Marketing de Conteúdo.

Seja em blogs, sites de arquitetura ou nas redes sociais, é importante que você utilize palavras-chave e adote técnicas de SEO (Seach Engine Optimization) para que sua página esteja entre os resultados de busca do Google. De nada adianta ter bom conteúdo, se as pessoas não conseguem acessá-lo facilmente.

Deve-se evitar também a repetição de posts em diferentes veículos de informação. Se você está no Facebook, Instagram e em um blog, não poste as mesmas coisas nos três, isso pode causar desinteresse em possíveis clientes.

Ser organizado e seguir um calendário de postagens, com dias específicos para cada temática abordada, é uma boa maneira de manter o interesse e a visita frequente em suas redes sociais, blog ou site.

Dica #4: Desenvolva ações para gerar Leads

Você sabe o que são Leads?

O Marketing Digital já evoluiu no passar dos últimos anos e as ações mais modernas são aquelas que visam a geração de Leads de qualidade. Para ter sucesso nas suas estratégias, é essencial unir o Marketing de Conteúdo com a geração de Leads.

Se você não sabe como gerar Leads de qualidade, fique tranquilo: temos um conteúdo completo para você saber como colocar isso em prática.

Dica #5: Acompanhe os números

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Não basta ter uma estratégia de Marketing Digital excelente, direcionar as ações para a persona e criar conteúdos ricos se você não acompanhar os resultados das suas ações!

Esse ponto é importantíssimo, já que são as análises que vão lhe dizer se você está no caminho certo, o que funciona bem e o que não gera resultado, como você pode aprimorar as próximas ações...

Dessa forma, aproveite os recursos disponíveis para fazer um acompanhamento fino dos resultados das suas ações. Uma excelente ferramenta para isso é o Google Analytics, uma opção prática e intuitiva que vai lhe auxiliar (e muito!) a melhorar suas campanhas e ações.

E aí, o que achou desse conteúdo?

Certamente que existe muito mais no universo do marketing digital para arquitetos, além do que foi discutido neste post. Estas dicas são um ponto de partida para que você inicie sua trajetória no marketing e possa obter resultados satisfatórios na relação empresa/consumidor, atraindo e fidelizando cada vez mais clientes!

Aproveite esse momento de aprendizado para descobrir como impulsionar publicações no Facebook, para turbinar ainda mais suas estratégias de Marketing Digital!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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