Como utilizar o Marketing Digital para alavancar seu trabalho como advogado

O Marketing Digital para advogados, possibilita um melhor compreensão sobre o universo digital e sua infinidade de possibilidades ao seu negócio.

Com as estratégias certas, você pode atrair muito mais clientes e construir autoridade, tudo isso por meio da internet!

Separamos este artigo em três momentos:

  1. Saiba mais como usando o Marketing Digital você pode aumentar sua clientela;
  2. Como e onde traçar estratégias de divulgação do seu negócio;
  3. Aprenda com quem aplicou a estratégia certa e alcançou mais clientes.

Continue lendo e aprenda mais sobre o universo digital!

Estratégias podem ampliar clientela e construir boa reputação de escritórios de advocacia

Mesmo nos dias de hoje, boa parte dos escritórios de advocacia apostam ainda apenas em estratégias convencionais de marketing e publicidade para manter sua clientela.

As ações são, em sua maioria, anúncios em páginas de jornal ou até mesmo investimentos na comunicação interpessoal entre clientes e possíveis novos defendidos.

Principalmente, em cidades menores, com menos advogados e menos meios de comunicação.

Escritórios maiores e mais antigos acabam por se tornar mais conhecidos por seus nomes de famílias tradicionais, deixando os escritórios menores para segundo plano.

O Marketing Digital pode representar crescimentos até mesmo para advogados com menos reputação.

Preste atenção na OAB!

As estratégias e as plataformas possíveis são muitas, e aqui falaremos um marketing-digital-para-advogados-2489x672pouco sobre algumas delas, e ainda sobre cases de sucesso que já foram experimentados por escritórios no Brasil de como desempenhar uma boa estratégia de Marketing Digital, tomando o cuidado de respeitar as definições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A OAB regulamenta a publicidade e o marketing por parte dos escritórios através do Pavimento Nº 94/2000, editado posteriormente em 17 de agosto de 2001.

De acordo com a portaria, a publicidade, a propaganda e o marketing para os advogados, devem ser realizados com descrição, obedecendo ao Código de Ética da profissão.

Divulgando apenas conteúdo de cunho informativo, dentre eles: identificação de áreas de trabalho e orientações sobre como procurar ajuda.

A portaria veta, no entanto, que a publicidade de escritórios de advocacia compartilhe conteúdos que se pautem pelo auto engrandecimento ou por divulgar dados de clientes.

Proíbe também que se façam promoções, relação da advocacia com outras áreas profissionais ou promoção de não pagamento de honorários, e para todos estes detalhes o Marketing Digital deve tomar especial cuidado, pois as sanções da OAB podem causar real prejuízo.

Como e onde traçar estratégias de Marketing Digital?!

Estratégias-de-Marketing-Digital-para-advogados

A internet é uma grande plataforma que integra um mundo de possibilidades ao Marketing Digital.

E aplicar essas possibilidades ao seu mundo jurídico, é uma excelente maneira de aumentar o número de clientes e se fazer conhecido(a) dentro do mercado!

O marketing digital pode representar uma boa estratégia e uma ótima oportunidade para que os advogados passem a se expressar com uma linguagem mais dinâmica, conquistando assim mais clientes.

Fugindo um pouco da linguagem jurídica, que muitas vezes é de difícil compreensão para quem procura os serviços.

Redes Sociais

Uma ferramenta que tem sido bastante utilizada pelos escritórios de advocacia, e com razão, são as redes sociais.

Manter uma fanpage atualizada, ou até mesmo perfis no Twitter e no Instagram, pode ser uma boa vitrine para mostrar a marca e fazer com que seus profissionais ou até só você se torne mais conhecido.

Blog

Nestes momentos, uma mídia bastante interessante que também é utilizada por bastantes escritórios de advocacia ao longo do país são: os blogs.

Plataformas que oferecem de forma gratuita são: WordPress ou blogger.

A estrutura deste tipo de portal online é quase sempre a mesma, e de fácil manuseio.

Porém, para manter um blog mais profissional, aconselhamos a compra de um domínio com ou o nome da sua empresa, ou o seu nome profissional.

Pois, as plataformas gratuitas, passam descredibilidade, pois na “url” aparece o nome da plataforma junto ao nome que você escolheu.

Por exemplo: https://wavepratas.wordpress.com/.

Sites e Landing Pages

Assim como o blog,  recomendamos também a construção de sites e as famosas Landing Pages (Ideais para captação de e-mails de possíveis clientes).

Com estes tipos de mídia, a empresa de advocacia passa a ter um endereço fixo na internet, possibilitando uma maior facilidade de ser encontrado nos canais de busca, como o Google.

Lista de E-mails

Uma excelente estratégia é a construção de listas de e-mails, e isso acontece facilmente através das Landing Pages.

É uma forma de buscar uma aproximação mais direta e mais proativa com clientes, possíveis clientes e parceiros do escritório.

Mas, ao mesmo tempo, isso não significa de maneira alguma encher a caixa de entrada de e-mails dos clientes com spam.

O conteúdo das mensagens enviadas aos clientes e parceiros deve ser de cunho informativo e ter alguma relevância para quem irá ter contato com aqueles e-mails.

O ideal é que seja encaminhado e-mails informativos apenas 1 vez por semana!

Agenda Online

Existem diversas ferramentas a disposição na internet para auxiliar na distribuição de mensagens eletrônicas.

Advogados são profissionais que precisam estar em contato, marcar reuniões e conversar com clientes várias vezes.

Logo, a agenda semanal do profissional pode se tornar um bocado problemática, e nem sempre a secretaria ou os clientes têm a intenção de manter permanente contato no telefone para agendar reuniões ou encontros.

Para isso, existem ferramentas que disponibilizam online a agenda do escritório.

Permitindo que o cliente possa marcar suas reuniões no horário adequado, sem que precise tocar no telefone ou sair de casa.

Faça isso com o Google Agenda ou o YouCanBook.Me.

Case de sucesso – Marketing Digital para Advogados

sucessoUm escritório de advocacia previdenciária, da cidade de Florianópolis, começou a utilizar estratégias mais eficazes de Marketing Digital, e os números positivos se traduziram em mais clientes para os advogados.

A aposta da empresa foi pautada por quatro passos que acabaram dando bem certo. São eles:

  1. A primeira ação foi o desenvolvimento de uma Landing Page, que ajuda na captura de e-mails através da oferta  de algum conteúdo;
  2. Depois de colhido o e-mail, o escritório envia um primeiro e-mail contendo informações gerais e links para textos no blog escritório.
  3. O primeiro confere informações mais específicas referentes ao interesse do cliente;
  4. E no e-mail seguinte, uma breve apresentação dos advogados e a quantidade de causas ganhas são mostradas.

Com uma comunicação bem sucedida, o escritório estabelece o contato com o cliente (lead), e parte para as conversas via telefone.

O escritório catarinense utilizou neste processo uma página (landing page) e e-mails dedicados e com conteúdo relevante para ajudar na conquista do cliente.

Um uso adequado do marketing digital para uma empresa que, por lei, tem de agir de forma discreta e sensata quando o assunto é publicidade.

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