Marketing Digital Imobiliário: o que todo corretor de imóveis precisa saber!

O advento da internet modificou até mesmo o mercado imobiliário, e com a facilidade de acesso a informações criou-se um novo perfil de cliente: mais ativo e seletivo quanto ao imóvel que procura.

Desse modo, adentramos na importância do marketing digital imobiliário, uma ferramenta que busca avaliar o que os clientes desejam e precisam, com o intuito de explorar essa necessidade e gerar um mecanismo de atração de clientela de uma forma atrativa para o cliente.

mail-marketing-imobili-rio

Aquele corretor que ainda não viu nessa ferramenta uma oportunidade e que não investe no marketing digital imobiliário, em um mundo modernizado e que tudo gira em torno da internet, com certeza está perdendo clientela.

Portanto, se você é corretor imobiliário, mas ainda não sabe como se beneficiar do marketing digital, veja nossas dicas e prepare-se para tirar proveito dessa ferramenta!

Quais os passos para o Marketing Digital Imobiliário de sucesso?

vender-im-veis-marketing

O Marketing Digital implementa ações de divulgação do seu negócio pela internet. Através dele, você é capaz de construir uma identidade para a sua empresa e aprimorar os relacionamentos com clientes.

Esse mecanismo de divulgação está em crescimento, já são mais de 56% dos clientes que decidem adquirir um imóvel pela internet, conforme relatório apresentado pela Google no evento Think Real State.

Portanto, a ferramenta do marketing digital é uma forma efetiva de conquistar visibilidade à sua empresa e de chegar até o seu cliente em potencial na rede.

Veja alguns passos para que você tenha um Marketing Digital Imobiliário de sucesso:

Passo #1: Público-alvo

Primeiramente, você precisa conhecer seu público-alvo. Quem você pretende atingir na internet? Quem você quer que visualize suas postagens?

Com essas perguntas você é capaz de descrever um perfil detalhado do seu cliente em potencial: a faixa etária, o tipo de imóvel que buscam, as dificuldades que eles encontram, a faixa de preço...

Ao concluir esse trabalho, você terá a sua persona e poderá criar estratégias de Marketing Digital muito mais assertivas!

Passo #2: Planejamento

Após definir seu público-alvo, é hora de planejar como atingi-los. É nesse momento que você irá delimitar quais as ferramentas de marketing digital que serão utilizadas para atrair sua clientela.

Seja nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter – criação de sites e blogs, avalie onde está presente seu público alvo e invista na ferramenta que terá maior alcance.

Passo #3: Objetivos

Quais são seus objetivos? Onde você quer chegar com o Marketing Digital? Defina objetivos e metas claros, alcançáveis e mensuráveis para a sua estratégia.

Nesse caso, você pode determinar metas quanto ao número de visitantes do seu site ou blog, metas relacionadas ao engajamento dentro da sua homepage e nas redes sociais, e metas para o aumento nas negociações.

Passo #4: Métricas

marketing-para-imobili-rias

Para saber se seus objetivos e metas estão sendo alcançados você precisa de acompanhamento das métricas e indicadores chave de performance.

Portanto, para fazer essa análise é preciso ficar de olho no número de visitantes da sua página, quantidade de visualizações de suas postagens, taxas de rejeição...

Passo #5: Ferramentas

São inúmeras as opções de ferramentas para você investir no Marketing Digital Imobiliário! Acompanhe:

Site

É essencial que você tenha um site ou um blog otimizado para SEO e preparado para converter visitantes em leads, ou seja, em clientes em potencial, e posteriormente converter esses leads em clientes.

O site é o cartão de visitas do seu empreendimento, deve ser simples e objetivo, além de adaptável a vários tamanhos de tela, seja computador ou aparelhos móveis.

Redes Sociais

Essa é um mecanismo de peso para o Marketing Digital, até porque, quem não possui uma rede social hoje em dia, não é?!

Elas proporcionam uma comunicação direta com o cliente e viabilizam a divulgação dos imóveis. Mas saiba que para fazer sucesso nas redes sociais é preciso que você crie discussões também sobre temas variados, porém relacionados ao seu empreendimento.

Descubra quais assuntos são de interesse do seu público alvo e invista nisso.

E-mail Marketing

Mais uma ferramenta indispensável para aqueles que querem ver o sucesso no Marketing Digital Imobiliário. O e-mail marketing possui um ótimo custo benefício e permite o envio de materiais, artigos, dicas, guiais...

Você pode criar grupos de contatos e adicionar a possível clientela, enviando e-mails personalizados, de acordo com o que cada grupo procura.

Plataforma Imobiliárias

Atualmente, já é possível encontrar alguns portais voltados para a compra e venda de imóveis na internet, idealizados para criar um ambiente seguro de negociação entre o corretor e o cliente.

Algumas opções são: VivaReal; ZAP Imóveis; Imovelweb; e Lugar Certo.

Publicidade Online

Outra possibilidade é a propaganda paga, onde você pagará por clique em cada anúncio, mas pode definir um orçamento máximo.

Tem o Google Adwords, um mecanismo criado pela Google, onde seus anúncios apareceram em lugares privilegiados na página de busca, são aqueles anúncios que aparecem no canto superior direito ou topo da página quando você está pesquisando algo.

O Facebook também disponibiliza o Facebook Ads, você pode criar anúncios destinados a um público específico que irá aparecer automaticamente ao lado da timeline de certos usuários.

Passo #6: Análise os Resultados

marketing-digital-imobili-rio

Acompanhar os resultados é primordial para o seu negócio. Você vai poder entender o que seu público-alvo quer e precisa, e então poderá ir melhorando suas ações com base nisso.

Quais temas são mais atrativos e que geram mais visualizações? Quais temas o cliente não se interessa? Essa avaliação é essencial para o melhoramento das estratégias, você não pode deixar de analisar os resultados.

Tenha em mente que, atualmente, quem se destaca no mercado imobiliário é aquele profissional que investe no ambiente online. Por esse motivo, não perca tempo e garanta já seu lugar na rede!

Não tenha dúvidas que aderir a essa ferramenta vale a pena. Com o Marketing Digital Imobiliário a sua empresa terá uma marca forte e respeitada no mercado, e consequentemente isso lhe trará maior lucratividade!

Gostou do conteúdo? Compartilha conosco!

Aproveite esse momento de aprendizado para baixar, gratuitamente, um e-book que é um verdadeiro guia do Marketing no Facebook!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais