Marketing de vendas: o que é e como fazer

O marketing de vendas surgiu como resposta a um dos maiores problemas que uma empresa enfrenta: a falta de negociações fechadas. Muitas vezes o empreendimento tem a estrutura pronta para realizar ótimos negócios. Isso só não acontece porque falta alguma coisa.

A solução para melhorar as vendas é usar o marketing de vendas.

É um investimento seguro, bem como uma garantia de retorno em maior número de negociações. Não importa o que você comercializa: usando o marketing de vendas, você conseguirá melhores resultados.

marketing-de-vendas-1

Uma empresa moderna precisa ter consciência de que, atualmente, sem marketing de vendas, é praticamente impossível fechar novos negócios, principalmente de forma online.

Esse conjunto de estratégias traz sucesso garantido, pois suas técnicas foram testadas e aprovadas por muitos outros empresários ao longo dos anos. Dessa forma, investir nesse segmento é uma opção segura para melhorar seus resultados, principalmente a nível de investimento online.

Por isso, neste artigo iremos explicar para você o que é marketing de vendas e como aplicá-lo em seu negócio.

Com esses conhecimentos, você verá que essa é a melhor coisa que você pode fazer pelo seu negócio!

O que é marketing de vendas?

marketing-de-vendas-3

Antes de qualquer coisa, é preciso explicar o que é marketing.

É o conjunto de técnicas que alavancam a propaganda de alguma empresa, que vende algum produto ou presta algum serviço. Dessa forma, o marketing é peça importante para aumentar as vendas, e consequentemente, o lucro de algum empreendimento.

Sem ele, esse negócio depende praticamente do boca-a-boca, o que pode levar anos para atingir um resultado que, com marketing, pode ser atingido em meses, principalmente se a aposta for em Marketing Digital.

Porém, o marketing de vendas é diferente do marketing comum. Em geral, essa segunda opção abrange a marca que sua empresa tem como um todo. Ou seja, as campanhas visam fixar a sua marca junto ao público.

Por outro lado, o marketing de vendas é que define o modo como você fará a comercialização de cada produto em separado. É uma forma de você personalizar o marketing com foco total na venda de um determinado produto ou serviço.

Só para dar um exemplo: vamos supor que você trabalhe vendendo planos de saúde. Você montou seu escritório em um ponto estratégico da cidade e fez um trabalho visual bem legal para que a marca da sua corretora seja bem conhecida.

Só que, apesar de muitas pessoas saberem do que seu negócio se trata, você vende pouco. Por que não está usando alguma estratégia de marketing de vendas para vender os produtos de forma específica?

Para se ter sucesso no rampo profissional, no caso desse exemplo, bastaria que você usasse o marketing de vendas para os principais planos de saúde que está colocando à venda.

Dessa forma, fará com que as pessoas saibam quais são as vantagens que está oferecendo. Consequentemente, as vendas desses produtos vão aumentar. Quem é visto é sempre lembrado, já dizia o ditado popular!

Conhecendo seu público

marketing-de-vendas-4

Um bom marketing de vendas só é feito quando você conhece muito bem para quem está querendo vender seus produtos.

Isso se chama “público-alvo”. Tendo em mente quem são as pessoas que você quer que consumam as coisas que você vende, fica mais fácil definir um plano que possa atingi-las.

Isso é necessário porque as pessoas possuem perfis diferentes. O que faz com que uma pessoa adquira um produto x ao invés de um produto y é o seu perfil.

Dessa forma, é imprescindível levar em consideração diversos fatores. Sejam eles econômicos ou sociais, isso é necessário para direcionar o produto certo para a pessoa certa.

A partir disso, você terá a certeza de que a sua estratégia de venda será efetiva.

De nada adianta fazer um trabalho de marketing de vendas sem fazer ideia de quem é seu público.

Isso só te levará a gastar dinheiro. Por outro lado, sabendo exatamente quem é seu público-alvo você terá mais facilidade de traçar as estratégias que sejam mais eficazes para aumentar suas vendas.

Como fazer marketing de vendas?

marketing-de-vendas-5

Em primeiro lugar, é preciso pensar na apresentação que você dará ao seu produto.

Nós, enquanto humanos, somos muito visuais. Todos os detalhes são perceptíveis e ajudam na hora de escolher entre um produto e outro. Portanto, prestar atenção no design da embalagem é essencial. Dessa forma, você garante que seu produto chame mais a atenção do que qualquer outro concorrente.

Depois, você deve pensar no preço. Quando você vai cobrar por ele? É nesse momento que a segmentação do público-alvo faz diferença.

Se você cobra um preço alto demais para uma camada que procura por ofertas, você já está perdendo. Oferecer parcelamento é um excelente diferencial e faz parte das estratégias de marketing de vendas.

Em seguida, você precisa pensar efetivamente naquilo que irá fazer para promover o seu produto.

Descontos para quem paga à vista, melhores condições de pagamento ou até mesmo algum brinde pode ser colocado aqui. Para cada um dos produtos que você vende, você precisa pensar em uma estratégia como essa.

É isso que faz com que o consumidor tome a decisão final: existem diversos produtos e serviços parecidos no mercado. Só quem dá algum diferencial é que sai na frente.

Além disso, é preciso organizar como será a comunicação dos seus produtos: aqui você organiza os anúncios nas redes sociais. Além delas, é preciso pensar também nas mídias offline (como panfletos, banners etc), caso seja conveniente pro seu negócio. Dessa forma, você contempla todo o tipo de visualização possível para seu produto.

Por fim, você estimula a fidelização dos seus clientes. É bom, aqui, ter um plano para dar descontos gradativos para quem volta a consumir em seu empreendimento. Este é um exemplo de fidelização, pois faz com que eles tenham vontade de comprar com você novamente!

Conclusão

marketing-de-vendas-6

O nome pode assustar, mas acredite, é bem mais simples do que se imagina. Depois de conhecer seu público-alvo e aplicar as técnicas certas no seu negócio, o marketing de vendas está terá bons e grandes resultados. Agora basta você acompanhar os resultados e fazer os ajustes quando necessário.

Dessa forma, você garante um aumento significativo em suas vendas e, de quebra, faz com que seu comércio se modernize ainda mais!

Além disso, é fundamental lembrar que os seus setores de Marketing e Comercial estejam muito bem alinhados.

Gostando dos conteúdos? Então, continue acompanhando o Blog da Dose de Marketing!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais