Como os coaches podem utilizar o Marketing de Conteúdo para criar autoridade no mercado?

Você conhece a importância do Marketing de Conteúdo para coaches? Por que criamos esse post para um público tão específico?

Os coaches são profissionais cada dia mais presentes nas organizações e na vida daqueles que buscam uma vida mais plena. Eles buscam desenvolver o potencial de seus clientes, seja em âmbito profissional ou pessoal, através de técnicas e metodologias adequadas.

É essencial que seus clientes valorizem e confiem em seu trabalho, para que possam recomenda-lo a outros clientes potenciais.

Assim, a confiança que o cliente deposita e o potencial do coach, aliadas a um bom marketing de conteúdo, proporcionam uma ampliação considerável do mercado de trabalho para o profissional.

Mas antes de qualquer coisa, o que é marketing de conteúdo?

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Marketing de Conteúdo é o conteúdo de qualidade e personalidade, que busca dialogar, instruir e informar o futuro ou atual consumidor de seu produto/serviço, como consumi-lo e como usufruir de todas as possibilidades que ele oferece.

É uma ferramenta poderosa que, se bem utilizada, pode ajudá-lo a alavancar sua produção.

No caso dos coaches, por conta da sua metodologia de trabalho, o coach deve estar ciente das necessidades de seu cliente antes mesmo dele procurá-lo. Mas como isso é possível?

Atrair clientes, conhecer as suas necessidades e, principalmente, se adaptar a elas para responder à altura, não é uma tarefa fácil. Mas entenda: você não quer qualquer cliente.

Se você possui uma especialidade em coaching executivo, por exemplo, o seu marketing vai ser voltado para o público interessado nesse tipo de coaching.

Afinal, o propósito não é expandir o mercado de trabalho?

Sim, é e sempre será. Porém, criar um conteúdo genérico em que você se apresenta como solucionador de todos os problemas e como chave de transformação de vida para todos os tipos de público, não é uma boa forma de conquistar e manter a confiança de seus clientes.

Principalmente, não é dessa forma que você conseguirá criar autoridade no mercado.

O que significa criar autoridade no mercado?

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É o conteúdo relevante que atrai o cliente. Entre tantas outras amostras de produtos diferentes, esse o inspira a usufruir do produto ou serviço oferecido e cumpre, literalmente, com a promessa de transformar sua vida.

Portanto, criar autoridade no mercado é mostrar ao público alvo que você é especialista no que faz: é mostrar que você é o melhor no seu campo de atuação!
É estabelecida uma cooperação entre a marca e o consumidor sem que a marca influencie a todo momento compra-la. O cliente quer consumir seu produto porque viu nele um diferencial, não um conteúdo que a todo momento o obriga a fazer isso. Ele faz porque gosta.

Coach, no seu caso, o conteúdo é muito voltado a você e ao que você pode fazer pelo seu cliente. A promessa de levar o cliente de um ponto A um ponto B deve ser cumprida.

No Marketing de Conteúdo para coaches, como transformar a vida de tantos clientes com tantas necessidades diferentes satisfatoriamente? Estabelecendo uma meta e focando nela.

Assim o marketing que você fará do seu trabalho lhe trará o tipo de público que você sabe que pode lidar.

Onde divulgar um conteúdo de autoridade?

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Estabelecida a sua persona, o passo agora é estabelecer metas de como alcançá-la.

Você deve ter conhecimento que existem muitas ferramentas digitais que podem ser utilizadas a fim de exibir seu produto. Citando algumas delas:

» Blog
» Webinars
» Vídeos no YouTube
» Redes Sociais, como o Facebook e o Instagram
» E-mail Marketing

Estas não são todas, porém nos dão uma base de como as mídias digitais podem ajudar a ampliar sua rede de consumidores.

Não tem nem ideia de por onde começar?

Então comece pelo Blog. Caso você tenha um domínio de um site só seu, entenda que o conteúdo que você colocar lá será só seu. Ele pode ser personalizado por você, mostrar o seu serviço da forma como você quer e quando você quiser.

Outra dica: caso queira expandir seu conteúdo para as outras mídias, questione a si mesmo se você está apto para atualizar todas elas, se você tem tempo de responder as possíveis perguntas de seus clientes, se o conteúdo gerado em cada uma vai ser de qualidade mesmo.

Não basta ter a mídia. Lembre-se de que o erro de achar que pode atender a todas as necessidades também se aplica aqui. Então questione-se: Tenho tempo para escrever conteúdo de qualidade? Minha equipe está pronta a responder rapidamente meus clientes?

Caso você não consiga estar presente no desenvolvimento de todas essas ferramentas, escolha uma e desenvolva a partir dela.

Como criar um conteúdo de autoridade?

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Conquistando seu cliente e diversificando sua maneira de lidar com ele!
Basta pensar em você mesmo. É simples assim. Por exemplo: como eu gostaria de ser atendido? Responda a essa pergunta e ofereça o que você mesmo deseja ao seu cliente.

O que seu cliente quer ler?

Não tente enganá-lo com conteúdo sem qualidade. Quando falamos em qualidade, estamos nos referindo a quesitos que vão desde uma revisão ortográfica e semântica feita no texto até ao assunto que você está propondo.
Se você se incomoda de ver um texto mal elaborado, por que o seu cliente não se incomodaria?

Conheça os hábitos de seu cliente

Você sabia que existem ferramentas que podem nos dizer o horário em que o cliente acessou o seu conteúdo? Isso sem falar da região em que ele estava e na frequência com que ele acessou.

O Google Analytics é uma dessas ferramentas. Ele pode lhe informar quantas visitas seu site recebe diariamente, de qual estado e região ele foi acessado, como ele chegou até o seu conteúdo, entre outros serviços.

Tendo em mãos essas estatísticas, você pode planejar quando postar e o que postar para receber mais visitas. Utilize essas informações a seu favor!

Diversifique seus métodos de atração

Se você fica cansado de apenas ler, seus clientes também se cansarão. Para isso, invista em criação de vídeos, infográficos, otimize seus textos com utilização de SEO e imagens condizentes com seu texto.

Mostre a eles as experiências satisfatórias que os outros clientes tiveram com você!
Tenha como propósito o seu crescimento profissional. Lembre-se de que o marketing de conteúdo para coaches pode trazer muitos resultados satisfatórios para você e seu cliente!

Planeje, faça estratégias, analise-as e as documente para que, no futuro, por mais próximo que seja, você possa ter uma base de conhecimento de como alcançar melhores resultados.

Acredite no seu potencial e no potencial de seus clientes!

Se você quer aprimorar ainda mais suas estratégias de Marketing, não deixe de conferir as 8 ferramentas de Marketing Digital para Coaches!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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