Long tail: tudo o que você precisa saber sobre esta técnica

Por causa da popularização dos meios digitais, a concorrência cresce a cada dia. Minuto a minuto, nascem novos sites, blogs e páginas nas redes sociais que tem, como objetivo, roubar a sua atenção.

Por isso, a luta para colocar seus conteúdos à disposição de um enorme mercado consumidor é diária.

Por causa disso, você deve se preocupar em sempre estar à frente da concorrência. É preciso ter estratégias para conseguir sair à frente, bem como conquistar um público cada vez maior.

Não é preciso brigar por isso: existe espaço para todos na internet. O que você precisa saber é que você deve se colocar à frente de todos os outros, levando seu conteúdo para uma massa de pessoas que aspira por novidades.

Além disso, você precisa ter um público conectado com aquilo que você deseja vender. De nada adianta conseguir leads de pessoas que não tem o menor interesse naquilo que você vende.

As indicações que você recebe precisam ser de pessoas que estejam realmente engajadas em adquirir o que você comercializa.

E a melhor opção para unir essas duas vertentes em uma só solução chama-se long tail. Essa expressão em inglês pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Em se tratando de marketing digital, ela é uma das mais importantes peças.

Neste artigo você vai entender o porquê. E também vai saber como usar a long tail a seu favor para fazer seu negócio prosperar rapidamente!

Long tail: o que significa, afinal?

o-que---long-tail

Long tail significa, em inglês, “cauda longa”. É a base de uma teoria apresentada por Chris Anderson em um livro chamado “A Cauda Longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho”.

Essa técnica da qual ele discorre nesta obra tem sido cada vez mais provada pelo seu uso em diversas ações de marketing digital. Inclusive de grandes empresas, como Netflix, Apple, etc.A teoria não é complexa, mas precisa de alguns exemplos práticos para melhorar o entendimento.

O que você vai aprender aqui sobre long tail pode ser muito útil para você. Vamos começar?

As lojas atualmente gostam de vender pequenas quantidades de uma grande variedade de itens. Se houvesse um pensamento em maximizar os resultados, elas venderiam apenas alguns produtos que fossem muito populares. Portanto, com maior volume de saída com menos variedade.

O que acontece é que, usando esse tipo de método, essas lojas vendem muito, mas precisam enfrentar uma concorrência ainda maior.

É como se você vendesse gravatas: ao invés de vender um modelo de gravata apenas, você o faz com diversos tamanhos, cores e estilos. Com isso, você alcança um público bem mais amplo, certo?

Com isso, o resultado final é um grande volume de vendas, porém enfrentando muito menos concorrência.

A chamada “cauda longa” entra aqui, pois nessa teoria, se diz que quanto mais você segmentar seu público, melhor as suas chances de faturar mais.

Isso porque, se você se tornar um especialista em cada pequena área de sua loja, você tem muito mais oportunidades do que vender apenas um tipo de produto para um público amplo.

Continue acompanhando, vamos explicar melhor a seguir.

Caudas longas e as palavras- chaves

Todo mundo conhece o conceito de palavras chaves. E ninguém consegue negar que elas são absurdamente importantes para que você consiga melhorar seu ranking nos buscadores.

Porém, todo mundo sabe que colocar o site na primeira página do Google está muito, mas muito difícil. Isso porque todo mundo costuma usar palavras muito genéricas e abrangentes, querendo conquistar todos os públicos ao mesmo tempo.

Pronto, é aqui que podemos encaixar as palavras de cauda longa. Ao invés de termos genéricos, as long tails são expressões de pesquisa muito mais específicas do que uma palavra genérica.

Dessa forma, você consegue atingir um público específico e que precisa exatamente daquilo que você comercializa. Dessa forma, você evita os leads que não são qualificados para você. 😎

Dentro dessa explicação, a palavra-chave genérica chama-se head tail. A palavra ou expressão específica chama-se long tail.

Um exemplo: vamos supor que você trabalhe com Marketing Digital.

A sua head tail, naturalmente, será “Marketing Digital”. Contudo, se você deseja atingir um público que esteja à procura de consultorias de Marketing Digital para nutricionistas, naturalmente, você deverá orientar a sua produção de conteúdo para a busca por long tails, para que, dessa forma, você seja mais facilmente encontrado.

Dessa forma prática, suas buscas,para cada estratégia, ficará assim:

Head tail: Marketing Digital

Long tail: Marketing Digital para Nutricionistas

Desse modo, as pessoas que procurarem por marketing digital no ramo dos profissionais de nutrição, por exemplo, vão encontrar o seu site, com uma boa oferta para poder adquirir o que ela precisa.

O que pode ser uma consultoria ou mesmo a criação de um produto ou serviço no meio digital para esses determinados tipos de profissionais. Compreende?

As chamadas long tails acabam recebendo menos tráfego de pesquisa, o que é natural.

Afinal, são palavras ou expressões muito específicas, muito menos usadas que as expressões genéricas. Por outro lado, são as que mais convertem. Ou seja: menos pessoas entram em seu site, mas as que entram, compram!

Qual o benefício de usar uma long tail?

long-tail

Evidentemente há outros atributos para a long tail, são eles:

  1. aumentar a sua autoridade em seu nicho de venda;
  2. afunilar o seu negócio para produtos mais específicos;
    03)construir estratégias mais assertivas de SEO, dentre outras...

Mas o principal atributo dessa técnica de marketing digital é justamente fazer com que você atenda a um público muito específico, e que por causa disso, pode se tornar muito fiel.

Dessa forma, fica fácil para que você, usando o que você aprendeu neste artigo, comece agora mesmo a desfrutar dessa estratégia super importante de marketing digital.

Como se pode notar, ela traz benefícios imensos para o seu negócio.

Assim, é importante que você conheça as palavras long tails de seu negócio e as use imediatamente em suas postagens daqui em diante.

Incluindo a técnica da long tail em seu SEO, na hora de produzir o seu conteúdo, você vai começar a notar a diferença em pouco tempo.

E isso é bastante positivo, pois, as pessoas que vem ao seu site por meio de buscas com palavras de cauda longa, são pessoas que realmente possuem interesse no que você está ofertando.

Esse, sem dúvida, consiste em um dos principais benefícios quando se trata de estratégias de marketing digital voltadas para palavras de cauda longa, as chamadas, LONG TAILS.

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais