Como o influenciador digital pode contribuir para a estratégia de marketing digital?

Todas as empresas que trabalham com Marketing digital seguem uma estratégia. Incluir o influenciador digital nessa estratégia pode gerar ótimos frutos, desde que isso seja organizado de maneira correta.

Confira a seguir algumas definições importantes, como a empresa pode levar o influenciador digital a exercer um papel importante no marketing digital e exemplos dos maiores influenciadores digitais do Brasil!

Onde está a sua persona?

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Existem diversas formas de se fazer marketing e, por mais que a marca de uma empresa gere automaticamente uma confiança de compra e consumo em seus clientes e aos olhos do mercado, aquela que se sobressai é a que mais consegue alcançar o seu público.

Atualmente, a população em geral (dos mais jovens às pessoas com idade mais avançada), estão atualizadas quanto ao que acontece no mercado e no mundo digital: onde uma empresa se encontra no mercado, qual o ranqueamento dela em comparação com as concorrentes, se ela possui selos que conferem aos seus produtos certificações verdes (ambientais), e muito mais.

Então percebemos que, no lugar onde as pessoas encontram essas informações, também deve ser um lugar propício para a empresa conseguir aumentar a exposição de seu produto.

E é isso que nos leva às redes sociais: Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat, Twitter, Skype, YouTube, dentre tantas outras. São mídias que garantem aos usuários conhecimentos, antes inacessíveis, através de um click.

No meio dessas redes sociais, conseguimos identificar facilmente o indivíduo que deixa de ser totalmente apenas influenciado para se tornar um verdadeiro influenciador digital (ou digital influencer). Quando eu digo facilmente, é porque estes meios nos fornecem a quantidade de seguidores que cada influenciador digital possui, um parâmetro para identificar sua autoridade no mercado.

O que é digital influencer?

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Mas afinal de contas, o que é o digital influencer?

Os influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que se popularizam em redes sociais como YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Facebook, Tumblr e várias outras. O influenciador digital é um produtor de conteúdo para a internet que, por conta da autoridade que criou no ambiente digital, acaba gerando um público massivo que acompanha cada uma de suas postagens e, eventualmente, as compartilham com outras pessoas.

Essas são as pessoas que deixaram de ser apenas influenciadas pelo meio e passaram de alguma forma a contribuir, gerando conteúdo de diversos conhecimentos na internet.

O conteúdo possui apenas um limite: até onde a pessoa está disposta a contribuir.

Esses conteúdos são produzidos em diversas plataformas e em diversos segmentos como saúde, tecnologia digital, viagem e turismo, moda, mídia e comunicação, dentre outras.

Como avaliar sua influência?

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Não basta ter um número elevado de seguidores: o influenciador digital precisa ter uma influência de fato, senão de nada valerá o investimento da empresa nele, já que não trará retorno econômico para ela.

A influência pode ser mensurada através de comentários feitos por aqueles que acessam o conteúdo, pela análise de sentimentos dos usuários, dentre outras especulações sobre como o público está se sentindo e, principalmente, reagindo ao marketing feito.

Porém, a intuição e a análise comportamental da reação do público não podem ser os únicos fatores a serem observados. Para incrementar o conhecimento acerca dos seguidores do digital influencer, também é preferível a utilização de algoritmos que revelem a importância dada ao conteúdo gerado.

Esse tipo de ferramenta permite ao usuário avaliar o grau de influência que os influenciadores digitais possuem através de cálculos baseados nos números de pessoas que curtiram as publicações do influenciador digital, no caso do Facebook, ou levando em conta a quantidade de retuítes que um post alcançou, no caso do Twitter. Isso tudo depende da rede avaliada.

Elas podem mostrar as informações obtidas ao usuário através de gráficos, que mostram a distribuição da influência pelas áreas próximas, denominações em escala hierárquicas (por exemplo um A, seria alguém considerado um influenciador de alto grau), dentre outras formas.

Muitas são gratuitas (inclusive a mais conhecida e utilizada, Klout), e tem como exigência que o usuário se registre no Facebook ou em outras redes. Além do serviço prestado, alguma delas fornecem dados de como o usuário pode amplificar a sua divulgação.

Conheça algumas ferramentas: Twitter Counter, TweetGrader, TweetLevel, Twitalyzer, Kred, GetAboutMe, PeerIndex e, finalmente, Klout.

Como o influenciador digital pode contribuir para a estratégia de marketing digital?

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Ele pode utilizar de seu canal de acesso para gerar expectativa no público, credibilidade através da associação da marca ao seu nome, fidelização de consumidores utilizando clientes do seu próprio público, atração de novos consumidores e aumento das vendas.

O influenciador digital possui a confiança do seu público. Não é regra que seus seguidores adotem as mesmas marcas usadas por ele, porém é a tendência que o público em geral possui. Basta pensar na sua própria forma de consumir produtos: qual sua tendência em comprar algo com base na recomendação de uma pessoa de sua confiança?

Não é interessante que a empresa force o produto ao consumidor, pois nem mesmo o digital influencer ficará confortável em divulgar o produto. A estratégia baseada em um influenciador digital precisa ser muito bem pensada!

Lembre-se que influenciadores digitais podem ser contratados pelos seus concorrentes caso eles possuam melhores estratégias de negociação, hein?!

O lucro que caberia à sua empresa pela divulgação do produto pode ser seriamente prejudicado por falhas na execução da estratégia.

Maiores influenciadores digitais do Brasil

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Como os influenciadores estão distribuídos em várias plataformas e também em categorias diversas, desde a abordagem da família até cuidados com pets, separamos 10 nomes, entre tantos outros, de influenciadores digitais do Brasil.

Separamos essas pessoas de acordo com a votação da 3ª edição do Prêmio Influenciadores Digitais 2018, única premiação a verificar a relevância nacional dos influenciadores em todas as plataformas:

  • Beleza: Kim RosaCuca
  • Comportamento e estilo de vida: Maju Trindade
  • Economia, política e atualidades: Rachel Sheherazade
  • Família: Tatá Fersoza
  • Fitness: Gracyanne Barbosa
  • Games: BRKsEDU
  • Gastronomia: Bela Gil, Canal da Bela
  • Humor: Whindersson Nunes
  • Moda: Niina Secrets
  • Pets: Estopinha e Alexandre Rossi

Observação: os nomes acima foram retirados aleatoriamente de uma lista de 10 influenciadores para cada segmento.

Assim como o nome da organização, o nome do influenciador digital também está em jogo quando se trata de fazer esse tipo de marketing. Não basta apenas ter alguém que possua muitas visualizações e curtidas, é necessário, assim como em outros passos da estratégia, planejar muito bem como fazer esse tipo de marketing!
E aí, o que achou dessa estratégia de Marketing Digital?

Se você ainda está elaborando o seu planejamento de Marketing Digital, veja esse post que explica como fazê-lo através de 8 passos super simples!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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