Guest Post: O que é e Como Fazer

A prática do chamado guest post pode ajudar a um negócio a ter mais visibilidade, bem como também atrair novos públicos para seu site ou blog.

E consequentemente abrir as portas para mais vendas, além de aumentar a credibilidade do seu negócio.

Essa prática é muito interessante para quem tem sérias dificuldades em atualizar o blog.

Sabemos que é realmente complicado. Muitas vezes a correria do dia a dia impede de parar um pouco para pensar na atualização do conteúdo que é publicado neste canal.

E como já sabemos que é absolutamente importante que você não descuide dele, a melhor opção é convidar pessoas para escrever nele.

Contratar uma pessoa para ser o redator fixo do seu blog é uma boa ideia. Isso tira a o peso de suas costas, em ter que pensar no texto que vai publicar, parar para escrever, etc.

Um bom briefing completo e com todas as informações, já evita que você tenha que operacionalizar, ao invés de só gerir.

Quer saber como montar um bom briefing? Confira este post como sobre como montar briefins incríveis.

Por outro lado, o guest post é uma excelente maneira de aumentar a sua rede (networking). Isso porque você também vai exibir o conteúdo de convidados em seu blog.

Da mesma forma, a recíproca é sempre verdadeira. O seu texto, mostrado nos blogs e sites de parceiros, aumenta a chance de você conseguir aumentar a sua audiência.

Nesse artigo, vamos explicar:

  • como isso funciona;
  • e como o guest post pode aumentar significativamente as visitas em seu site.

A consequência natural disso é o aumento de suas vendas.

O que é exatamente um guest post?

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Antes de tudo, é preciso que você entenda que investir em produção de conteúdo é essencial.

Muitos empreendedores ainda não estão acostumados com a revolução digital que está acontecendo. Por isso, não entendem a necessidade de investir nesse nicho.

Ele é importante para gerar tráfego para o seu site, que é o cartão de visitas dos seus produtos. As vendas online aumentam muito quando se investe em Marketing de Conteúdo.

Pode parecer um pouco trabalhoso, mas na realidade é muito tranquilo de fazer. Basta que se tenha um pouco de tempo e muito boa vontade.

Partindo do princípio de que é (altamente) necessário criar conteúdos para o seu próprio negócio, surgiu o conceito do guest post.

Essa expressão em inglês quer dizer “postagem de convidado”.

E é exatamente essa a proposta de um guest post, como o próprio nome sugere, ele é bem autoexplicativo.

Sendo você o convidado para criar um conteúdo bacana para o blog de algum parceiro, você estará exposto a uma audiência que, talvez, você ainda não tenha cativado.

Essa é, portanto, a sua oportunidade em atrair mais pessoas para o seu próprio negócio. Escrevendo um artigo para o blog de um parceiro, você aumenta muito as chances de atingir um novo público.

E o melhor: sem investir nada mais do que seu tempo, na hora de escrever sobre um assunto interessante.

Mesmo utilizando com força as melhores técnicas de marketing digital, nenhum crescimento de fortalecimento de marca acontece de forma rápida.

É preciso fazer aos poucos...

Com a ajuda do guest post você pode acelerar esse processo. Dessa forma, você faz com que sua marca se torne conhecida de uma parcela maior do público.

Não é uma chance que se possa desperdiçar, por isso, se você está a produzir textos para seu blog, tenha sempre em mente uma parceria de guest post à vista.

Sem dúvida, essa prática vai te ajudar:

  • a ganhar mais autoridade,
  • força no seu domínio;
  • e reconhecimento da sua marca, produto ou serviço na internet, principalmente por pessoas que possuem interesse no que você escreve.

Os benefícios do guest post para seus negócios

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O aumento da exposição de sua marca pode atrair um público inteiramente novo para seu negócio.

O trabalho de marketing próprio não pode parar.

Ele é necessário para construir a sua reputação a longo prazo. Para pequeno e médio prazo, você precisa colocar seu nome, devidamente atrelado ao seu negócio, no máximo de exposição possível.

Dessa forma, o alcance tende a ser muito maior e mais rápido do que usando apenas os meios convencionais de marketing.

Além disso, você também tem um benefício pessoal. Escrevendo como guest post em um site ou blog de parceiro faz com que você aumente sua autoridade.

Ou seja: as pessoas vão ler seu texto tendo como certo que você sabe do que fala.

Dessa forma, você passa a ser visto como autoridade no assunto. Criando essa imagem na cabeça dos leitores, ao anunciar o que você oferta no meio online, ele já terá um nível de confiança muito acima da concorrência.

Isso acontece porque você é visto como alguém que entende do assunto. As pessoas tendem a confiar mais nos negócios de alguém que sabe do que está falando, certo?

Escrever para um outro veículo que não o seu aumenta as chances de você ser visto como autoridade.

Os consumidores irão ler o seu conteúdo e interpretar você como um especialista.

Portanto, você precisa caprichar no seu conteúdo. Precisa ser algo realmente interessante para que as pessoas fiquem motivadas pelo que você entrega.

O que devo fazer para conseguir guest posts?

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Para que você tenha sucesso nessa estratégia, você precisa conseguir bons contatos.

Para que esse método funcione, você precisa ser linkado em blogs e sites que sejam referência no assunto que você trata.

Existem algumas ações que você pode ter hoje mesmo para fechar uma parceria de guest post, são elas:

  1. Entre em contato com eles para saber se eles aceitam esse tipo de parceria.
  2. Envie uma amostra de seu conteúdo para que eles possam analisar, bem como a sugestão de reciprocidade. Ele te ajuda, você o ajuda. Na maioria das vezes funciona!
  3. Para isso, escolha bem os blogs e sites que você pretende convidar. Eles precisam ter relação direta com o tema que você trata. Tenha em mente  que você precisa procurar parceiros que atendam a mesma área que você.
  4. Pesquise bastante no Google para descobrir quem são os grandes players desse mercado.

Você pode aprender muito com eles. Em geral, nos comentários existem diversos outros canais e empreendedores se manifestando.

Observe e faça a proposta àqueles que tiverem mais relação com o seu próprio empreendimento.

Uma última dica: ao abordar esses blogs ou sites, procure construir uma relação amigável antes de qualquer coisa.

Chegar já oferecendo uma parceria, visando apenas o seu negócio, pode ser até mal visto. Por isso, se esforce para ter não um veículo para seu marketing, mas sim um parceiro de negócios.

No mundo do marketing, as relações de parceria têm ganhando bastante aceitação (e resultados) no meio online.

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Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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