Por que se atentar à sua gestão de prospectos?

Algo fundamental para o crescimento da sua empresa é, sem dúvidas, a prospecção de clientes. Isso porque uma empresa que não vende, não cresce.

Mesmo assim, muitas empresas por aí se esquecem desse “detalhe”.

Nesse artigo falarei sobre três cuidados que você deve ter dentro de sua empresa para fazer uma excelente gestão de prospectos. Acompanhe:

Cuidados na gestão de prospecção de clientes

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Cuidado #1: não perca o timing de follow up, ou perderá a venda

O controle das suas prospecções faz com que você saiba exatamente quais são os prospectos mais quentes e, consequentemente, o força a retomar o contato com os mesmos. Dessa forma, é possível aumentar as suas chances de fechamento sem perder o timing da sua negociação.

Cuidado #2: centralizar as informações de cada prospecção

Quando você tem uma reunião com um cliente, faz uma ligação ou alguma pesquisa relacionada a um projeto de prospecção, onde você armazena todas estas informações? Agenda, calendário, bloco de notas, post-its, na cabeça?

O ideal é conseguir armazenar todas as informações referentes a uma negociação em um único local. Este local pode ser uma planilha no Excel, uma nota no Evernote ou até mesmo um sistema exclusivo para tal finalidade. Mais importante do que a ferramenta utilizada, é saber onde encontrar uma informação quando precisar dela.

Cuidado #3: controlar os resultados da equipe de vendas

Se você possui vendedores prospectando para a sua empresa, ter o controle sob as prospecções deles é essencial (principalmente para um gerente de vendas com uma equipe ativa em vendas). Desta maneira, é possível bonificar os melhores vendedores, motivando-os ainda mais.

E será que é difícil manter o controle sobre as prospecções?

A resposta é: sim e não! Mas, como assim?

Sem os meios de prospecção adequados, o controle é muito mais complexo e difícil. Este é, inclusive, um dos principais motivos pelo quais muitas pessoas e empresas têm um péssimo controle e, consequentemente, deixam muitos potenciais clientes esperando o seu follow up (retorno de contato).

Mas para quem utiliza os meios corretos, ter esse controle se torna uma tarefa fácil.

E quais seriam esses meios? Onde gravar todos os detalhes de prospecção?

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Atualmente, com a tecnologia, existem diversas maneiras de salvar as informações. A mais simples e acessível a todos é a planilha no Excel.

Ter um planilha de prospecção de clientes no Excel é o mínimo que você deve fazer para manter os detalhes de suas prospecções salvos e centralizados.

Outra maneira é utilizando softwares específicos para a prospecção de clientes e um deles, desenvolvido pela Nano Incub, é o Ziptime.
O Ziptime é uma ferramenta online e gratuita, especializada na gestão de prospecção de clientes.

Para conhecer melhor o Ziptime, clique aqui.

Seja qual for a sua maneira preferida de gerenciar seus prospectos, o importante é que você o faça com muito carinho e responsabilidade.
Vender é o que faz uma empresa se movimentar, ganhar mercado e garantir sua sobrevivência.

Desejamos a você um ótimo controle em suas prospecções e que isso lhe ajude a vender mais.

Forte abraço!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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