4 Dicas de Vendas que (provavelmente) vão aumentar em 2x o seu faturamento

Vamos dar 4 dicas de vendas para incrementar o seu negócio!

Essas dicas de vendas são imperdíveis para todas as empresas que pretendem aumentar o volume dos seus negócios e fortalecer suas marcas. Você vai perceber que grande parte das melhorias que podem ser implementadas a partir dessas dicas conta com a ajuda do Marketing Digital, algo imprescindível para empresas de pequeno, médio e grande porte que querem manter e reforçar a presença digital da sua marca.

Aproveite e aplique esse conteúdo para alcançar grandes resultados!

Dica #1: Melhore a geração e gerenciamento dos seus Leads

 

Dicas de Vendas

A primeira das dicas de vendas se relaciona com os Leads, que são essenciais para o crescimento sustentável do seu negócio. Se bem gerenciados, podem trazer resultados incríveis. Para definir a melhor estratégia para geração de Leads na sua empresa, é importante conhecer todas as formas existentes e verificar qual melhor se enquadra na sua situação.

A seguir, destacamos as 3 formas de geração de Leads:

  • Seeds (sementes): A geração de Leads Seeds nada mais é do que o famoso “boca-a-boca”, que pode ser colocado em prática pedindo indicações dos clientes. Nesse formato, é essencial manter um excelente relacionamento com o cliente e demonstrar o compromisso da empresa com o sucesso dele, “plantar a semente”, para no futuro colher indicações.Os Leads Seeds possuem taxas de conversão muitos boas e são muito lucrativos, mas não propiciam um crescimento orgânico, já que dependem tão somente das indicações dos clientes atuais.Quem pretende trabalhar com essa estratégia, pode pensar na estruturação de uma equipe de Customer Success, com foco exclusivo no sucesso do cliente. Esse time fica responsável por garantir que os clientes fiquem mais satisfeitos com o produto, reduzir cancelamentos de clientes, aumentar o upsell (através de upgrades, novas vendas e renovações), e coletar mais indicações. Com um processo estruturado e documentado essa equipe pode gerar excelentes resultados!
  • Nets (redes): Sem dúvidas uma das melhores formas de conseguir Leads é através das ferramentas de Marketing Digital. É um modelo com uma taxa de conversão inferior ao Leads Seeds, mas é uma estratégia que pode gerar muitos resultados quando focada em alto volume.O principal aliado de quem utiliza esse método é o Marketing de Conteúdo. A geração de Leads se dá com a disponibilização de materiais ricos em Landing Pages, podendo-se utilizar para isso e-books, Webinars e Templates, por exemplo.Para maior efetividade, é importante aliar esse formato com estratégias de anúncios e mídias sociais.
  • Spears (lanças): Essa forma de geração de Leads é mais segmentada e deve ser realizada, preferencialmente, por uma pessoa dedicada à essa atividade.Para geração de Leads Spears deve-se definir um alvo e, a partir disso, tentar conseguir informações de contato para alcançar novas oportunidades de negócio. O ponto positivo desse formato é a geração de Leads de qualidade, ainda que seja difícil alcança-los em quantidade.

Tenha em mente que nenhum dos formatos mencionados acima é melhor do que o outro. Cada qual tem suas características e cabe a você identificar o melhor formato para o seu negócio! Cada tipo de geração de Leads possui suas particularidades, como clientes ideais, diferentes funis e maneiras de geração e gerenciamento. Se você não possui expertise mas quer melhorar a geração e gerenciamento de Leads, conte com o apoio de uma agência de Marketing Digital.

Dica #2: Especialize o time de vendas

Dicas de Vendas

Segundo o autor Aaron Ross em seu livro “Receita Previsível“, para alcançar um escalonamento do trabalho e bons resultados, é importante que o seu time de vendas seja especializado. Isso quer dizer que cada integrante da equipe deve ter um papel específico, pois um vendedor que faz tudo, desde a prospecção até o fechamento do negócio, não alcançará volume e qualidade de trabalho necessários.

Dessa forma, o seu time de vendas pode ser especializado em 4 papéis principais:

  • Qualificação de Inbound Leads: São aqueles que qualificam os Leads gerados por campanhas de marketing e que costumam chegar pelo site da empresa através das Langing Pages e formulários de contato. Não é responsável por fechar negócios, apenas gera Leads para os vendedores.
  • Prospecção Outbound: São aqueles que realizam uma prospecção ativa em listas segmentadas, que geralmente é composta por clientes inativos ou oportunidades que não foram concretizadas. Não é responsável por fechar negócios, apenas gera Leads para os vendedores.
  • Vendedores/Executivos de Contas: São aqueles que efetivamente fecham os negócios, podendo trabalhar na empresa ou em campo.
  • Gerente de Contas e Customer Success Managers: São aqueles que gerenciam a conta e garantem que o cliente tenha sucesso, acompanhando sua evolução e identificando as principais necessidades, além de atentar para oportunidades de novas vendas e renovações.

Essa especialização da equipe de vendas traz vários benefícios, como uma maior motivação do time, com a possibilidade de criação de um plano de carreira, e a possibilidade de compreender partes do processo que não estejam funcionando de forma apropriada.

Veja como funciona essa divisão de forma ilustrada.

Dica #3: Foque no desenvolvimento de pessoas de negócio que saibam vender, ao invés de vendedores

Dicas de Vendas

Essa é uma dica importante que trará resultados positivos à equipe e aos clientes, além de, consequentemente, incrementar seu negócio!

Crie metas e processos claros e documentados para os seus vendedores, que fará com que eles consigam otimizar o seu tempo e possam se tornar especialistas de negócios, ao invés de simples vendedores.

Quando mais essa equipe entender de negócios e das dificuldades que os clientes enfrentam, melhor será o serviço por eles prestados, o que agregará mais valor aos clientes. Para conseguir desenvolver a equipe, é necessário que sejam contratadas pessoas dispostas a aprender e que consigam seguir processos sistematizados.

Dica #4: Tenha um planejamento de ações de Marketing Digital

Dicas de Vendas

A última das dicas de vendas é uma dica de ouro!

O Marketing Digital é capaz de gerar excelentes resultados, reforçando a presença digital da marca e aumentando as vendas. Entretanto, por mais que muitas empresas façam planejamento para todas as áreas, muitas vezes esquecem de elaborar um planejamento para as ações de Marketing Digital!

Esse planejamento requer tempo e dedicação, mas saber exatamente o que, quando e como fazer é essencial para o sucesso: saiba para onde sua empresa quer ir e o que ela quer atingir com o Marketing Digital.

Há inúmeros benefícios com esse planejamento, tais como:

  • Identificação das vantagens competitivas em relação à concorrência;
  • Escolha dos melhores meios (redes sociais, e-mail marketing, blog post) para cada ação;
  • Otimiza a visão no quadro geral;
  • Melhora a compreensão do posicionamento e presença digital da sua empresa no mercado.
  • Escolha de parâmetros e métricas para análise de resultados.

Se você não sabe por onde começar, confere esses 8 passos simples para construir o seu planejamento de Marketing Digital!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *