Como ganhar dinheiro no Youtube: novas regras e dicas infalíveis

Você provavelmente conhece ou já deve ter ouvido falar de alguns dos famosos youtubers da atualidade. Essa categoria envolve aquelas pessoas que conquistaram seu espaço e sua autoridade na internet por meio de vídeos postados no Youtube.

O trabalho desses influenciadores digitais é gravar vídeos e postá-los constantemente no Youtube. Parece simples, não é mesmo? Por mais que pareça simples, ganhar dinheiro no Youtube não é uma tarefa fácil. Requer muito esforço e dedicação!

Mas fique tranquilo, é possível sim ter uma boa renda no Youtube! :)

Hoje nós vamos te mostrar o passo a passo para que você entenda como ganhar dinheiro no Youtube, as novas regras de monetização estabelecidos pela empresa recentemente e algumas dicas para que você possa aumentar seu faturamento nessa plataforma.

Acompanhe!

Como ganhar dinheiro no Youtube?

como-ganhar-dinheiro-no-youtube

1º Passo: criar um canal no Youtube

O canal a ser criado permite a sua presença no Youtube. Inicialmente, crie um perfil ou então utilize o seu perfil já existente. Não deixe de adicionar palavras-chave na seção “Avançado”, nas Configurações do Canal.

Escolha palavras-chave com inteligência: elas devem ter relação direta com o tema do seu canal e ser relevantes para os conteúdos que você pretende produzir.

2º Passo: adicione um conteúdo

Depois de criar o canal, produza um vídeo relevante, de alta qualidade e, de preferência, que não seja longo demais. Com a prática, você aprenderá mais sobre edição de vídeos, o que aumenta a qualidade do seu conteúdo e faz com que seu canal receba mais inscritos e visualizações.

3º Passo: divulgue seu conteúdo e procure atingir um bom público

A partir daqui você já poderá divulgar seu conteúdo, o que possibilita que você consiga um certo público para o seu canal.

Esse passo é importantíssimo quando falamos em como ganhar dinheiro no Youtube, já que você só consegue monetizar seus vídeos quando tiver um certo número de inscritos e de visualização. Falaremos mais tarde quantos inscritos e visualizações você precisará!

4º Passo: monetize os seus vídeos

Para começar a ganhar dinheiro com o seu conteúdo, antes de qualquer outra coisa, é preciso habilitar a monetização. A partir do momento em que você monetiza o seu canal, você permite que o Youtube insira anúncios nos seus vídeos. Essa opção pode ser habilitada no link "Gerenciador de Vídeos".

5º Passo: integre-se ao Programa de Parcerias do Youtube

O Programa de Parcerias do Youtube permite que membros que tenham muitas visualizações em seus vídeos se tornem parceiros. Os parceiros recebem acesso a mais ferramentas de criação e podem vencer prêmios de acordo com o número de pessoas que acessam o seu conteúdo.

É aqui que entram as novas regras do Youtube. O novo parâmetro para canais ainda não criados e que desejam integrar o Programa de Parcerias passou a ser o seguinte:

  • O canal deve contar com, pelo menos, mil inscritos; e
  • Ter ao menos 4 mil horas de visualização nos últimos 12 meses.

Essa regra também já está valendo para os canais existentes, que serão avaliados individualmente. Aqueles que não cumprem esses requisitos terão o prazo de 30 dias para atingir a meta ou deixarão de receber essa monetização até alcançarem o novo padrão.

Portanto, a lógica do retorno financeiro pelo Youtube é: um grande número de visualizações gera mais investimentos em anúncios no seu canal, o que gera renda ao criador do conteúdo.

Esse gráfico explica isso:

monetizar-v-deos-no-youtube

6º Passo: configure o Google AdSense

Para quem quer saber como ganhar dinheiro no Youtube, essa é uma dica de ouro! Depois de configurar o AdSense, você passa a lucrar por clique no anúncio e a receber um valor por visualização. O valor por visualização não é tão significativo, mas ele é cumulativo, motivo pelo qual é importante ter um bom público.

7º Passo: acompanhe as análises

Por fim, depois de enviar alguns vídeos já monetizados e com visualizações, é importante que você faça um acompanhamento das análises para saber se o seu material está com um bom alcance.

Na opção “Análise”, é possível ver os ganhos estimados, a performance dos anúncios, as visualizações, a demografia e muito mais!

3 dicas infalíveis para ganhar mais dinheiro no Youtube

youtube-dicas-para-ter-mais-inscritos
Agora que você já entendeu como ganhar dinheiro no Youtube e já tem o seu canal configurado para isso, é fundamental seguir algumas dicas para que seus vídeos tenham sucesso no mundo digital.

Separamos algumas dicas infalíveis que vão permitir que você tenha cada dia mais inscritos no seu canal, mais likes e, claro, mais faturamento!

Confira:

1 – Produza um conteúdo de qualidade

Mesmo que os seus vídeos não sejam excelentes no início, continue enviando conteúdo e aprimorando a mídia. Aperfeiçoe seus vídeos utilizando uma câmera mais moderna e testando softwares ou técnicas de edição diferentes.

Procure também filmar de formas distintas para ver qual é a melhor para você: vale usar tripé, pedir para alguém filmar e usar uma boa iluminação no ambiente.

2 – Faça uploads com regularidade

Ao fazer uploads com uma alta frequência, você conseguirá prender a atenção do público. Se você tiver uma programação de envio de vídeos, é muito mais provável que as pessoas se inscrevam no seu canal, para acompanhar novos envios. Lembre-se que o número de inscritos no seu canal é fundamental para o aumento de receita nessa plataforma!

3 – Divulgue-se!

Por fim, é essencial para o sucesso do seu canal no Youtube um intenso trabalho de divulgação! Aposte nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, para alavancar o alcance do seu conteúdo. Ah, e não deixe de criar um blog! Com o blog, você pode aprimorar o enfoque do seu trabalho e compartilhar os seus vídeos, o que permite um crescimento em escala.

O que achou do nosso passo a passo de como ganhar dinheiro no Youtube? Espero que as minhas dicas te ajudem a crescer na plataforma e conquistar um público cada vez maior!

Se você quer aumentar ainda mais sua presença na internet, a nossa dica é criar um perfil no Instagram. Lá você pode compartilhar mais sobre o seu trabalho e conquistar ainda mais visualizações nos seus vídeos.

Também temos um post no qual falamos como ganhar mais seguidores no Instagram, não deixe de conferir!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais